Busca:

Eduardo Agni

José Eduardo Guedes Bueno
25/3/1966 Silveiras, SP

Dados Artísticos

Apresentou-se, em 1996, do Festival Internacional de Violão de São Paulo, no qual participaram também Baden Powell, Egberto Gismonti e Ralph Towner.

No ano seguinte, lançou o CD "Kronos" (Paradoxx Music), registrando suas composições "Inner Space", "Élan Vers de Haut", "Ode", "Paisagem de Minas", "Gaia Om", "Ciel de Lutece", "Walking Without Fear", "Canções de Vayu", "Profundezas", "Rejuvenescer", "Retorno de Saturno", "Criação" e "Kronos".

Em novembro de 1998, participou com destaque da "Mostra Internacional de World Music", organizada pelo Sesc Vila Mariana de São Paulo e posteriormente transformada em série musical da TV Cultura. Nesse mesmo ano, participou das coletâneas "New World Brasil" (Paradoxx), "Canções de Maria" (Editora Três), "Inside Water Songs" (BWE Editorial)) e "Rumos Musicais 97/98" (Instituto Itaú Cultural).

Em 1999, gravou o CD "Um outro silêncio" (Eldorado), contendo as faixas "Um outro silêncio", "Borum", "Um outro silêncio (II)", "Brilho", "Calmaria", "Após um sonho" e "Um outro silêncio (III)", todas de sua autoria. Produzido pelo próprio violonista, envolveu as participações de Flávio Venturini, Marlui Miranda, Teco Cardoso, Caíto Marcondes e Benjamin Taubkin, entre outros. Idealizou e co-produziu o evento "Violões", realizado, nesse mesmo ano, no teatro do Sesc Vila Mariana (SP), reunindo Egberto Gismonti, Duofel, André Geraissati e Estênio Mendes, além dele próprio. Ainda em 1999, idealizou o CD "Greenpeace", com o objetivo de arrecadar fundos para a Organização Ecológica Greenpeace. Além dele, gravaram no disco vários artistas, como Chico César, Zeca Baleiro, Chico Science e Badi Assad, entre outros.

Em 2000, realizou turnê pela Europa. No mesmo ano, participou do CD "World Celebration" de Marcus Santurys.

Em 2001 participou de diversos CDs da coleção "Meditação" (Editora Três), organizada por Mirna Grzich, e também da coletânea "De bem com você" (Azul Music).

Lançou, em 2002, o CD "Oriki" (Saga/Trama), contendo suas composições "Pérola", "Saudades do Villinha", "Portal", "Caderno de sonhos", "Batucada em Paris", "Cigana" e a faixa-título (esta última em parceria com Renato Gonda), envolvendo as participações de André Geraissati e Renato Brás. Ainda nesse ano, participu do CD "Ancestral Trance" de Marcus Santurys.

Assinou as trilhas sonoras dos seguintes espetáculos de dança: "Acordei pensando em bombas" da Companhia Nova Dança, coreografado por Cristiane Kito e comtemplado com o Prêmio APCA de 2000, pelo Conjunto da Obra; "Kronos" (Companhia Raça de Dança), "Saga" (Companhia Sociedade Masculina), "A lenda do Guaraná" (Companhia de Dança de Maués), "Criação-Kronos" e "Grito Verde" (Companhia de Dança do Amazonas), todos coreografados por Ivonice Satie; "Improviso" (apresentação solo de Mariana Muniz), "Outono" (apresentação solo de Zélia Monteiro) e "Oriente" (apresentação solo de Denise Kurtukê).

Compôs trilhas sonoras para os seguintes espetáculos teatrais: "Paisagem e silêncio", de Harold Pinter, sob a direção de Alexandre Tenório e Denise Weinberg; "Malkhut", do grupo paulistano O Encantado, sob a direção de Denise Weinberg; "O nome", de Jon Foss, montada pelo Centro Experimental de Teatro do Sesi-SP, sob a direção de Denise Weinberg; "Pedreira das Almas", de Jorge de Andrade, montada pelos alunos do Instituto de Artes Dramáticas da USP, sob a direção de André Garolli; "Rumo a Cardiff", de Eugene O'Neil, sob a direção de André Garolli; e "Sinfonia do tempo", de José Eduardo Vendramini, sob a direção de Silney Siqueira).

Assinou as trilhas sonoras dos seguintes documentários:"Quixote reciclado" (sobre questões ambientais), dirigido por Phillipe Henry e contemplado com o Prêmio Top de Ecologia, em 1998; "O Colecionador de Esquinas", curta-metragem de Alexandre Dias; "Interiores", vídeo experimental de Kitty Menezes, contemplado com o Prêmio Mapa Cultural Paulista de 2.000; e "Os melhores anos de nossas vidas", de Andrea Pasquini, com trilha composta em parceria com Ruriah Duprá e Mônica Salmaso.

Em 2005 participou de diversos CDs da coleção "Quem é você" (Editora Globo), organizada por Mirna Grzich. Nesse mesmo ano, iniciou a gravação de mais um CD autoral, "Presságios", produzido por Guga Bernardo e envolvendo as participações de Mônica Salmaso e Adriana Mezzadri, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Noel Rosa
3 Eumir Deodato
4 Chico Buarque
5 Dorival Caymmi
6 Assis Valente
7 Lupicínio Rodrigues
8 Tom Jobim
9 Geraldo Pereira
10 Pixinguinha