Busca:

Edson França

Edson Reis de França
14/3/1930 Natal, RN
15/4/1965 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Começou a carreira imitando o cantor Bob Nelson no programa "Parada estudantil", da Rádio Poti, de Natal, RN. Foi um dos criadores do Trio Irakitan em 1950 com o qual gravou inúmeros disco e participou de 18 filmes além de apresentações no Brasil e no exterior. Ainda em 1950, compôs com Chico Elion a toada "Moinho d'água"gravada por Aldair Soares em disco de 78 rpm e pouco depois regravada por Rinaldo Calheiros no LP Canto para um coração solitário".

Em 1955, sua música "A velha das ervas bentas", com Costa Netto, foi gravada pelo Trio Irakitan no LP "Três vozes que encantam", da Odeon. Ainda nesse ano, a música "Vendendor de tabuleiro" foi gravada pelo Trio Irakitan no LP "Lendas e pregões do Brasil". Em 1957, seu samba "Ba", com Costa Netto, foi gravado pelo Trio Irakitan, com repercussão. Esse samba foi regravado pela cantora francesa Glória Lasso e pela cantora alemã Caterina Valente.

Em 1959, o samba "Ba" foi interpretado pelo Trio Irakitan no filme "Espírito de porco", de Vitor Lima. Também nesse ano, a valsa "O Natal chegou", com Costa Netto, foi lançada pelo Trio Irakitan. Nesse ano, sua toada "Minha toada", composta com Dolores Duran foi gravada por Dolores Duran no LP "A música de Dolores Duran", da gravadora Copacabana. Também no mesmo ano, o Trio Irakitan gravou o samba "A Lapa hoje em dia". Em 1961, teve a música "Quem tem fé", com Costa Netto, interpretada pelo Trio Irakitan no filme "Três colegas de batina", com direção de Watson Macedo.

Em 1968, seu "Samba simples", parceria com Costa Netto, foi gravado pelo Trio Irakitan, em sua segunda formação, já depois de sua morte, no LP Trio Irakitan", da Odeon, sendo regravado depois por Jean Kelson e sua orquestra. No mesmo ano, "A flor da saudade", música composta com Lúcio Alves, foi gravada pelo Trio Irakitan.

Em 1982, o Trio Nordestino regravou a toada "Moinho d'água" no LP Dia de festejo", da Copacabana.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Festivais de Música Popular
3 Hermeto Pascoal
4 Tom Jobim
5 João Gilberto
6 Dorival Caymmi
7 Luiz Gonzaga
8 Noel Rosa
9 Chico Buarque
10 Jane e Herondy