Busca:

Dona Neuma

Neuma Gonçalves da Silva
8/5/1922 Rio de Janeiro, RJ
17/7/2000 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Desde criança conviveu sempre com os grandes compositores da Mangueira. Seu pai, Saturnino Gonçalves, foi um deles.

Integrante da Velha Guarda da Mangueira, foi considerada, juntamente com Dona Zica, uma das grande damas da escola.

No ano de 1984 interpretou a faixa "Brasil, terra adorada", de Cartola e Carlos Cachaça no disco "Cartola entre amigos".

Em 1998, a gravadora BMG lançou O CD "Chico Buarque de Mangueira", que homenageava os compositores da escola. Neste disco, apareceu na foto ao lado de Chico Buarque e de outras "tias" importantes da comunidade, como Tia Zica, Tia Zélia e Tia Chininha. Participou também como pastora na faixa "Capital do samba" (Zé Ramos).

Em 1999, a gravadora Nikita Music produziu o CD "Velha Guarda da Mangueira e convidados", no qual interpretou uma faixa.

No ano de 2000, foi uma das principais colaboradoras do disco "Mangueira - sambas de terreiro e outros sambas", produzido pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Além de conceder entrevistas e rememorar sambas de autores já falecidos, interpretou também algumas faixas, como "Linda demanda" e "Fiquei sem esperança" (composições de seu pai), e "Adeus Mangueira" (Zé Espinguela). Com Nelson Sargento, interpretou a música "Eu quero nota", de seu tio Arthurzinho, "Sorriso falso" (Zé Criança), "Quem se muda pra Mangueira" (Zé Com Fome).

Em 2001, Alcione pediu ao compositor Arlindo Cruz que fizesse uma música em homenagem à "Primeira Dama da Mangueira", incluindo-a em seu novo disco "A paixão tem memória".

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
3 Vinicius de Moraes
4 Hermeto Pascoal
5 Tom Jobim
6 Caetano Veloso
7 Festivais de Música Popular
8 Toca do Coelho
9 Ataulpho Alves Júnior
10 Cartola