Busca:

Dona Neuma

Neuma Gonçalves da Silva
8/5/1922 Rio de Janeiro, RJ
17/7/2000 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Pastora. Personalidade pública da Mangueira.

Nasceu no subúrbio de Madureira, no Rio de Janeiro.

Filha de Saturnino Gonçalves, um dos fundadores do Bloco dos Arengueiros, que mais tarde originou a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Sobrinha de outro compositor da escola, Arthurzinho.

Além de seus filhos de sangue, criou e educou 18 filhos adotivos.

Faleceu no dia 17 de julho no Hospital Salgado Filho, vítima de acidente vascular cerebral, conseqüência de cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro.

Considerada a Primeira Dama da Mangueira, sua casa era freqüentada por personalidades como Noel Rosa, Villa-Lobos, Negrão de Lima e o prefeito Pedro Ernesto, além de Chico Buarque, Tom Jobim e Ricardo Cravo Albin.

Integrou, na década de 1970, o Conselho Superior das Escolas de Samba, órgão fundado pela Associação das Escolas de Samba e criado por Amaury Jório.

Em 2008, em sua homenagem, foi inaugurada a Escola Tia Neuma 2, na Vila Olímpica da Mangueira, para 500 crianças de seis a 14 anos. A escola, com ensino gratuíto em horário integral com aulas de esportes, ciências, biblioteca e labortório de informática, foi inaugurada em solenidade presidida pelo governador Sérgio Cabral, sendo uma parceria do Estado com a iniciativa privada (Santa Mônica Centro Eduacacional). O evento contou com as presenças de Nélson Sargento e do ex-mestre-sala Delegado, além da cantora Alcione (que cantou o Hino Nacional) e da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, a presidente da escola, Eli Gonçalves da Silva, a Chininha, filha da homenageada, declarou: "Ela tinha relação forte com a educação. Não era professora, mas ajudou a alfabetizar muitas crianças no morro".

Mais visitados
da semana

1 Carlinhos Brown
2 Barbeirinho do Jacarezinho
3 Marcos Leite
4 Noel Rosa
5 Luiz Gonzaga
6 Caetano Veloso
7 Chico Buarque
8 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
9 Tim Bernardes
10 Nelson Cavaquinho