Busca:

DJ Marlboro

Fernando Luiz Mattos da Matta
1963 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

DJ, produtor musical, compositor, letrista, ator e escritor.

Criador do estilo musical "funk das favelas" ou "funk carioca", uma fusão de hip hop, de electro e de música popular brasileira. Considerado por muitos críticos como o primeiro a introduzir o funk no Brasil por ter feito as primeiras letras (versões) de funks americanos, na época muito ligados ao ritmo miami bass. Também lançou os primeiros artistas do funk nacional. Trabalhou na Rádio Tropical e no final da década de 1980 criou e apresentou o programa de funk "Big Mix", iniciado na Rádio Manchete, depois levado para a emissora 105 FM O DIA e posteriormente à Rádio RPC FM. do Rio de Janeiro.
Criou o selo Link Records especializado em funk e do qual fazem parte vários MCs cariocas, tendo sido seus produtos expostos em bancas de jornais por todo o Brasil. Entre os discos mais conhecidos deste selo destacam-se as coletâneas "Proibidão liberado", "Rio baile funk - Favela booty beats", "Slum dunk presents funk carioca", "Funk Melody" (que lançou o cantor Latino) e "Favela on blast", esta última lançada nos Estados Unidos. Autor de dois livros sobre o funk: "DJ Marlboro por ele mesmo" e "DJ Marlboro na terra do funk". Semanalmente assinava no Jornal O Dia a coluna "Na Terra de Marlboro" sobre o universo funk. Igualmente editor responsável pela revista mensal "Big Mix Magazine". Também editor responsável das revistas "Big Mix Magazine" e "Só Funk", ambas de sua firma Afegan Produções e Empreendimentos (produtora artística, selo musical, grife de roupas ‘Back to Black’ e Editora musical e literária). Foi o primeiro DJ a participar, como residente, do "Programa da Xuxa", na Rede Globo. Como ator participou do filme "Despertar dos Anjos", nos clips de Nanda Ross, Gueto e Fernanda Abreu. Atuou também, representando ele mesmo, na série "Cidade dos Homens", de Fernando Meirelles, da Rede Globo.
Participou como DJ no filme "Sonho de Verão", de Diler Trindade, com Luciano Huck e Angélica. Anualmente promove os bailes "Baile do Material Escolar", "Baile do Agasalho" e "Baile do Brinquedo", eventos beneficentes cujas arrecadações são entregues nas comunidades carentes e instituições, além de outros eventos, também beneficentes como "Funk Salva Vidas", a partir de 1992, campanha para doação de sangue e das festas institucionais "Mac Dia Feliz". Sua equipe de som Big Mix é considerada, ao lado da equipe Furacão 2000 (Rômulo Costa), uma das principais do cenário carioca e brasileiro.
Teve sua trajetória registrada em livros como "Cidade partida" de Zuenir Ventura; "O mundo funk carioca", de Hermano Vianna, "Abalando os anos 90", de Micael M Herschamann e "Alguns Aspectos da MPB", livro de ensaios do pesquisador musical Euclides Amaral.

Mais visitados
da semana

1 Música Sertaneja
2 Dorival Caymmi
3 Caetano Veloso
4 Tom Jobim
5 Noel Rosa
6 Lupicínio Rodrigues
7 Assis Valente
8 Hermeto Pascoal
9 Chico Buarque
10 Gilberto Gil