Busca:

Dircinha Batista

Dirce Grandino de Oliveira
7/4/1922 São Paulo, SP
18/6/1999 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Cantora.

Filha caçula do ventríloquo, cantor e compositor Baptista Júnior e irmã da também cantora Linda Batista. Começou a conhecer música com sua mãe, Emília Grandino de Oliveira, conhecida como D. Neném, que cantava para ela as músicas da época. Seus pais mudaram para o Rio de Janeiro antes de suas filhas nascerem. Desde muito pequena demonstrou pendores musicais.

Aos quatro anos iniciou a alfabetização no Grupo Escolar da Praça José de Alencar. Um ano depois foi para o Colégio Sion. Estudou ainda nos colégios São Marcelo e Ateneu São Luís, todos eles prestigiados colégios do Rio de Janeiro.

Em 1943, seu pai faleceu, o que levou a um enterrompimento momentâneo de sua carreira, que sempre tivera o incentivo e apoio dele.

No final dos anos 1960 foi se afastando gradativamente da vida artística. Nos anos 1970, passou a viver recolhida com as duas irmãs em um apartamento em Copacabana. Nos últimos anos de vida, especialmente após a morte da irmã Linda Batista, foi acometida de profunda depressão e foi levada pelo cantor José Ricardo, que deu apoio as irmãs que passavam por dificuldades financeiras, para o Hospital psiquiátrico Doutor Eiras, onde faleceu de parada cardíaca.

Mais visitados
da semana

1 Jorge Portugal
2 Renato Barros
3 Mayck e Lyan
4 Leo Canhoto e Robertinho
5 Festival MPB 80 (Rede Globo)
6 Noel Rosa
7 Sivuca
8 Tiee
9 Renato e Seus Blue Caps
10 Elizeth Cardoso