Busca:

Dinho Ouro Preto

Fernando de Ouro Preto
27/4/1964 Curitiba, PR

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Aos 19 anos passou a integrar a banda Capital Inicial. Três meses depois fizeram seu primeiro show, na Universidade de Brasília (UnB) e um mês depois no Circo Voador, no Rio de Janeiro e no SESC Pompeia, em São Paulo.  A banda lançou vários discos, mas foi com o álbum homônimo de 1986, que começou a ganhar maior reconhecimento do público.
Em 1993 anunciou em um show no Circo Voador, no Rio de Janeiro, sua saída do Capital Inicial. Como artista independente, lançou dois CDs, “Vetigo” (1994) e “Dinho Ouro Preto” (1995), sem alcançar o mesmo sucesso que tinha conquistado quando era integrante da banda.
Em 1998 reuniu-se com os outros integrantes do Capital Inicial para marcar uma turnê de shows em comemoração aos quinze anos da banda. Essa turnê gerou o CD “Atrás dos Olhos”, lançado em 1999, no qual reassumiu os vocais. O mesmo disco culminou em um show na série “Acústico MTV”, cujo registro em disco vendeu mais de um milhão de cópias.
Em 2005 lançou o CD “MTV Especial: Aborto Elétrico”, com músicas de Renato Russo.
Com o Capital Inicial lançou em 2008 o DVD “Multishow Ao Vivo”, registro de show apresentado em Brasília (DF).
Em 2010 participou do disco do grupo espanhol El Canto Loco, na faixa “Canciones”.
Em 2011 foi um dos convidados do show “Concertos Sinfônicos”, tributo à banda Legião Urbana feito pela Orquestra Sinfônica Brasileira, realizado na abertura da quarta edição do festival “Rock in Rio”, no qual interpretou a música “Por enquanto”. O registro ao vivo do disco foi lançado em CD e DVD pela Sony Music. Apresentou-se no mesmo festival com o Capital Inicial, cujo registro do show ao vivo foi também foi lançado em formato de CD e DVD pelo selo MZA Music / Sony Music, no ano seguinte.
Em 2012 lançou seu terceiro CD solo “Black Heart”, com regravações de bandas de rock, todas em inglês.
Em 2013 participou do show para gravação do CD e DVD “Acústico” da banda CPM22, no qual interpretou “Um minuto para o fim do mundo” (Rodrigo Koalla e Wally). Nesse mesmo ano apresentou-se com o Capital Inicial na quinta edição do festival “Rock in Rio”, no qual p restou homenagem póstuma aos artistas Chorão e Champignon da banda Charlie Brown Jr..
Em 2014 foi jurado no programa “Superstar” da TV Globo, ao lado de Fábio Jr. e Ivete Sangalo.

Mais visitados
da semana

1 Rubem Confete
2 Ferrugem (Jheison Failde de Souza)
3 Pixinguinha
4 Tim Bernardes
5 Jacob do Bandolim
6 Nelson Cavaquinho
7 Noel Rosa
8 Niltinho Tristeza
9 Jota Raposo
10 Lúcia Menezes