Busca:

Delegado

Hégio Laurindo da Silva
29/12/1921 Rio de Janeiro, RJ
12/11/2012 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Dançarino. Passista. Músico.
Filho de Maria e Miguel Laurindo da Silva, tecelão e dançarino de gafieiras do Rio de Janeiro.
Nasceu no Morro de Santo Antônio, uma das favelas do complexo da Mangueira.
Quanto ao seu pseudônimo, destacamos um trecho do livro "Delegado e Dionísio - Vidas em passos de arte", de Sérgio Gramático Júnior: "... Cada hora aparecia de mãos dadas com uma cabrochinha nova, deixando aflorar seu jeito mulherengo desde muito cedo. A vista apurada de Mané Araújo (irmão mais velho do compositor Geraldo Pereira) não podia deixar essa passar em registro e para aquele moleque danado, bom de lábia e namorador, cunhou o apelido que se tornaria famoso internacionalmente: Delegado, pois prendia as meninas no papo...". Mestre-sala da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, aos cinco anos de idade já imitatava os passos de seu ídolo na época, o mestre-sala Jorge Rasgado. Por essa época, ajudava no sustento da casa vendendo jornais e garrafas. Mais tarde fez parte do time semi-profissional do Esporte Clube Cerâmica.
Como dançarino fez parte da Companhia de Carlos Machado apresentando-se no Cassino da Urca, na boite Nigth and Day e em vários países.
Integrando as excursões da Mangueira apresentava seu show "Delegado e Suas Cabrochas".
No ano de 2005, integrando a Velha-Guarda da Mangueira, apresentou-se regularmente com o grupo e ainda trabalhava como o principal instrutor do projeto "Mangueira do Amanhã", no qual atuava na formação de mestre-salas e porta-bandeiras.
Durante a carreira de dançarino conheceu vários países da Europa, América do Sul e ainda os Estados Unidos.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Nelson Cavaquinho
3 Chitãozinho e Xororó
4 Hermeto Pascoal
5 Tom Jobim
6 Gerlane Lops
7 Dorival Caymmi
8 Bibi Ferreira
9 Elza Soares
10 Cat Dealers