Busca:

Dedé

Vitor André Barcelos
30/11/1905 Magé, RJ
1961 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Para que melhor se avalie o talento desse músico, Ary Barroso, em 19 de outubro de 1955, declarou para O Jornal que, se quisesse organizar uma orquestra, chamaria vários instrumentistas preferidos seus, entre eles, o saxofonista Dedé.

Atuou em grandes orquestras na chamada "Época de Ouro" da música popular brasileira. Em 1927, ingressou como clarinetista na orquestra American Jazz, de Sílvio de Sousa. Dois anos depois, foi convidado por Simon Boutman para tocar na Orquestra Pan-americana, da Odeon.

Em 1930, teve seu samba "Corpo sadio" lançado no carnaval por Francisco Alves. Em 1932, gravou seu primeiro disco solo (clarinete e saxofone) pela Victor, interpretando os choros "Adalgisa" e "Adelaide", ambos de sua autoria. Em 1934, gravou ao saxofone, também de sua autoria, o choro "Zuzu e seu corpo" e a valsa "Haidé".

Foi chefe da Orquestra Dancing Avenida, no Rio de Janeiro e trabalhou nas Rádios Cruzeiro do Sul, Mayrink Veiga, Nacional e Tupi. Em 1955, gravou com seu conjunto pela gravadora Mocambo os choros "Dá-lhe Jorginho" e "Sacarrolha", ambos de sua autoria. No mesmo ano, gravou na Sinter ao clarinete, acompanhado por seu conjunto, os choros "A chupeta do Paulinho" e "O chapeuzinho de Norma", os dois de sua autoria.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Nelson Gonçalves
4 Nelson Cavaquinho
5 Caetano Veloso
6 Chico Buarque
7 Tom Jobim
8 Dorival Caymmi
9 Música Sertaneja
10 Noel Rosa