Busca:

Darcy da Mangueira

Darcy Fernandes Monteiro
15/8/1932 Rio de Janeiro, RJ
19/5/2008 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Compositor. Cantor. Músico.
Nasceu na Tijuca, no morro da Formiga.
Filho de Benedito Monteiro, um dos fundadores do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos da Tijuca. Desde cedo freqüentou com o pai a escola e outros ambientes de sambistas no morro. O pai, conhecido como Bené, foi diretor de harmonia da Unidos da Tijuca, além de ser respeitado sambista. Ainda criança, no curso primário, começou a compor, sendo um dos fundadores do Bloco Carnavalesco Flor da Mocidade. Compôs sambas-enredos para a Unidos da Tijuca e logo depois foi levado por Zagaia, Pelado e Hélio Turco para a Ala dos Compositores do Grêmio Recreativo e Estação Primeira de Mangueira.
Foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto, pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.
Na década de 1960, foi um dos organizadores da roda de samba do Clube Bola Preta, da qual participavam Pelado, Comprido, Padeirinho, entre outros.
Residiu durante vários anos no Conjunto Habitacional dos Músicos, no subúrbio carioca de Inhaúma, onde veio a falecer em maio de 2008. Na ocasião a presidente da Mangueira, Eli Gonçalves da Silva, a Chininha, a diretoria e segmentos da Estação Primeira de Mangueira decretaram luto oficial na escola.
Em 2011 sua filha, a cantora Deyse Monteiro, finalizou CD no qual prestou reverência à obra do pai, regravando algumas de suas composições.

Mais visitados
da semana

1 Jota Raposo
2 Hermeto Pascoal
3 Caetano Veloso
4 Nelson Cavaquinho
5 Chico Buarque
6 Noel Rosa
7 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
8 Festivais de Música Popular
9 Milton Nascimento
10 Matogrosso e Mathias