Busca:

Daniel Murray

Daniel Murray Santana de Vasconcellos
8/8/1981 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Aos 15 anos, após apresentações em espaços como o Centro Cultural São Paulo e Teatro Municipal de São Paulo, viajou para a França, onde participou do “Concours Internacional de Guitarre de Trédrez-Locquemeau”, no qual se classificou em segundo lugar. Ao lado do violonista Paulo Porto Alegre, formou um duo de violões com o qual apresentou em alguns espaços. No ano de 2003, voltou por duas vezes à França, onde se apresentou em Nantes, Lannion e Paris, na Embaixada do Brasil e na Maison de L'Amérique Latine. Nesse mesmo ano, participou do “Festival Música Nova” e, como bolsista, do “XXXIV Festival de Campos do Jordão”. Em 2004, atuou como intérprete e compositor da trilha sonora do espetáculo de dança-teatro “Me Gusta Neruda”, com o clarinetista Gustavo Barbosa Lima e os bailarinos Juan Castiglioni e Marisa Magalhães. Criou, em parceria com o poeta francês Yvon de Men, o projeto “Cenapoética”, com o qual se apresentou em vários espaços paulistanos e também no “Festival Étonnants Romantiques”, em Combourg, na França. Ainda 2004, tocou na “Fête de la Musique”, em Paris. Participou, nesse mesmo ano, da BIMESP-Bienal de Música Eletroacústica de São Paulo. Ao lado de Paulo Porto Alegre e Edelton Gloeden, faz parte do Trio Opus 12. Apresenta-se regularmente com os violonistas Paulo Bellinati e Israel de Almeida. Atua como violonista convidado do Núcleo Hespérides - Música das Américas, grupo formado pelos músicos Andréa Kaiser, Antônio Ribeiro, Rosana Civile, José Antônio Soares, Paulo Porto Alegre, Joaquim de Abreu, Rogério Wolf, Heloisa Petri, José Augusto Mannis e Celso Delneri.
 
Como integrante do Trio Opus 12, lançou, em 2007, o CD “Retrato de Radamés”. Em 2009, lançou seu primeiro CD solo, “... universos sonoros para violão e tape...”.  Nesse mesmo ano, passou a integrar o Quarteto Tau, juntamente com os também violonistas Breno Chaves, José Henrique de Campos e Fabio Bartoloni.

Lançou, em 2010, o CD “Tom Jobim para violão solo”, com as faixas “Por toda a minha vida (Exaltação ao amor)”, “Chora coração”, “Estrada Branca”, “Garoto” e “A felicidade”, todas com Vinicius de Moraes, “Eu te amo” e “Imagina (Valsa sentimental)”, ambas com Chico Buarque, “Eu preciso de você” (c/ Aloysio de Oliveira), “Antigua”, “Tema para Ana”, “Bate-boca”, “Luiza”, “Pensando na vida/Tema de amor de Gabriel/Quebra pedra” e “Chanson pour Michelle”. O disco foi produzido por Paulo Bellinati.

Em 2011, fez turnê paulista com o repertório do disco lançado no ano anterior.

Como integrante do Quarteto Tau, lançou, em 2012, o CD “Cordas Brasileiras” (2012).

Tem um trabalho em duo com o violonista e compositor Chico Saraiva, o Duo Saraiva-Murray, com o qual se apresentou em concertos na França, Inglaterra, Portugal e Grécia.

É professor de violão clássico e teoria musical na Companhia das Cordas, escola de música localizada em São Paulo.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Chitãozinho e Xororó
3 Elis Regina
4 Noel Rosa
5 Tom Jobim
6 Isolda
7 Bezerra da Silva
8 As Marcianas
9 Bloco Carnavalesco Concentra Mas Não Sai
10 Luiz Gonzaga