Busca:

Cynara

Cinara de Sá Leite Faria
7/1/1945 Ibirataia, BA

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional como integrante do Quarteto em Cy, juntamente com Cyva, Cybele e Cylene, no show realizado em 30 de junho de 1964 no Bottle's Bar (RJ).

Desligou-se do grupo três anos depois e, juntamente com a irmã Cybele, formou a dupla Cynara e Cybele, que se desfez em 1968.

Em 1969, atuando como artista solista, gravou o LP "Pronta pra consumo", com produção de Renato Corrêa e direção artística de Ruy Faria, com quem foi casada. No repertório do disco destacam-se duas músicas de sua autoria: "Oração do astronauta (c/ Sidney Miller e Ruy Faria) e "Sem direção" (c/ Ruy Faria). Participou, ainda nesse ano, do Festival da Canção de Juiz de Fora (MG), classificando em 1º lugar a canção "Casaco marrom", de Renato Corrêa, Danilo Caymmi e Gutemberg Guarabyra.

Retomou sua participação no Quarteto em Cy, de 1972 a 1984.

De 1984 a 1987, período em que o quarteto ausentou-se do cenário artístico, idealizou, escreveu os arranjos vocais e atuou como cantora, ao lado de Bia Paes Leme, Soraya Monte Nunes e Luciana Medeiros, no grupo Chovendo na Roseira, que interpretava exclusivamente obras de Tom Jobim. O conjunto gravou o CD "Grupo Chovendo na Roseira interpreta Tom Jobim", lançado pela Som Livre. Nesse período, atuou, ainda, como coordenadora musical da TV Manchete (RJ), produzindo os seguintes programas: "Bar Academia", "Um toque de classe" (com Artur Moreira Lima), "Som maior" (juvenil), "Clube da criança" (com Xuxa) e "Programa do Miéle" (musical de humor), todos sob a direção geral de Mauricio Sherman.

Em 1987, retomou sua participação no Quarteto em Cy, com a volta do grupo ao cenário artístico.

No ano seguinte, produziu, com Luciana Medeiros, o LP independente de Luís Armando Queiroz, com arranjos de Cristóvão Bastos. Também em 1988, foi convidada por Artur Moreira Lima para participar do projeto "Sexta básica", produzindo shows semanais, realizados na Sala Cecília Meireles, que mesclavam repertório popular e erudito. Trabalhou nesse projeto durante três anos.

De 1990 a 1993, idealizou, produziu e apresentou o programa diário de música instrumental nacional e internacional "Circuito instrumental", transmitido pela Rádio MEC.

Além de integrante do Quarteto em Cy, vem atuando também como arranjadora vocal do grupo. Fez ainda os arranjos vocais para os CDs "Bate-boca" e "Somos todos iguais", do MPB-4.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Tom Jobim
3 Nelson Cavaquinho
4 Assis Valente
5 Hermeto Pascoal
6 João Gilberto
7 Chico Buarque
8 Música Sertaneja
9 Ary Barroso
10 Lúcio Barbosa