Busca:

Cravo da Terra



Dados Artísticos

Grupo formado por Ive Luna (voz e flauta), Marcelo Mello (violino, violão e vocal), Mateus Costa (contrabaixo e vocal), Otávio Costa (violão e vocal) e Rodrigo Paiva (percussão e vocal). Composto por músicos de formação erudita, o grupo tem na pesquisa da música tradicional do sul, sudeste e nordeste do Brasil a base de suas composições e de seus arranjos.

A trajetória do conjunto teve início em 2000, com o duo formado por Ive Luna (voz e flauta) e Luis Coelho (violão), que se apresentava em bares e cafés de Florianópolis.

Em 2001, os músicos passaram a contar com o contrabaixo de Mateus Costa e, em 2002, com o violino de Marcelo Mello.

Com a formação de quarteto, tornou-se conhecido e respeitado por sua particularidade sonora, ao desafiar as fronteiras entre o popular e o erudito, através dos timbres de seus instrumentos e dos arranjos que preparam para clássicos da MPB, sublinhados pela voz de Ive Luna. Apresentando-se em cafés e bares de Florianópolis, tornou-se referência musical na cidade, tendo como produtora, durante alguns meses, Gloria Brito.

Em dezembro de 2002, apresentou, no teatro do Centro de Comunicação, pelo “Projeto Floripa em Composição” da Universidade Federal de Santa Catarina, o resultado de uma pesquisa que vinha realizando em torno de compositores de Florianópolis. No repertório, canções de Silvio Mansani, Neno Miranda, Emílio Pagotto, Luiz Gustavo Zago e Jefferson Bittencourt, além de músicas dos próprios integrantes do conjunto.

A partir de 2003, o grupo passou a contar com a produção de Marta César e a se dedicar à interpretação de suas próprias composições, o que resultou em um CD demonstrativo, com seis canções.

Em março de 2004, gravou no estúdio Magic Place, em Florianópolis, seu primeiro disco autoral, contendo 14 faixas, entre instrumentais e canções. Em seguida, foi convidado para participar da Mostra SESC, representando o Estado em Maringá com a canção “Milonga” (Marcelo Mello). Em maio desse mesmo ano, participou da “Mostra Floripa em Composição”, promovida pelo NEPOM, núcleo do Centro de Comunicação da UFSC, coordenado pela pesquisadora Tereza Virginia de Almeida. Nessa apresentação, obteve destaque dentre o público especializado advindo de outras partes do país, chamando a especial atenção de um dos Conselheiros da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, o pesquisador Julio Cesar Valladão Diniz (PUC-Rio/Instituto Cultural Cravo Albin), pela qualidade de sua performance e de suas composições. Em julho de 2004, graças à parceria com Renato Pimentel, dono do estúdio Magic Place, responsável pela gravação, mixagem e masterização das faixas, o CD “Cravo da Terra”, com composições de Ive Luna e Marcelo Mello, foi lançado pelo selo Beluga, também de Renato, com distribuição da Tratore que, ao operar via Internet, possibilitou ao grupo visibilidade nacional.

No primeiro semestre de 2005, em função de seu doutorado na área de antropologia da música, Luis Coelho desligou-se do conjunto, que passou a contar com a participação do violonista e compositor Otávio Costa. Nessa ocasião, o percussionista Rodrigo Paiva foi convidado a integrar o grupo, que passou a atuar com a formação de quinteto. No segundo semestre desse mesmo ano, o conjunto fez show de lançamento do CD no Sesc Pompéia (SP), pelo projeto “Prata-da-Casa”, e também no Teatro Álvaro de Carvalho (Florianópolis) e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Mesclando shows com arranjos de MPB a shows com composições próprias, o grupo vem optando por priorizar a apresentação em teatros, com direção cênica de Denise Bendiner, que divide a produção com Marta Cesar.

Em 2006, teve aprovação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura para projeto que prevê apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Juazeiro do Norte. Nesse mesmo ano, começou a se dedicar a novas composições para a gravação do segundo CD.

Mais visitados
da semana

1 Pixinguinha
2 Ricardo Cravo Albin
3 Geraldo Pereira
4 Tom Jobim
5 Caetano Veloso
6 Luiz Vieira
7 Hermeto Pascoal
8 Dorival Caymmi
9 Raul Seixas
10 Noel Rosa