Busca:

Conheça o ICCA

Instituto Cravo Albin

O Instituto Cultural Cravo Albin é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade do Rio de Janeiro, criada em 2001, com a finalidade de promover e incentivar atividades de caráter cultural no campo da pesquisa, em especial, abrigando o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

O Instituto dispõe de sede própria doada por seu instituidor, ocupando cerca de 3.000 m² e que abrange área social, espaços a serem adaptados para reserva técnica e para exposição dos acervos.

O acervo, doado ao Instituto por Ricardo Cravo Albin, acrescido de outras doações feitas por colecionadores e demais detentores de acervos congêneres, é composto por documentos originais, fotografias, recortes de jornais e revistas, scripts e programas de rádio e televisão, roteiros de espetáculos musicais e um arquivo fonográfico já inventariado preliminarmente, com cerca de 60.000 (sessenta mil) discos de 12, 10 e 8 polegadas, 2.000 (duas mil) fitas sonoras em rolo, 700 (setecentas) fitas magnéticas sonoras em cassete e cerca de 1000 (mil) CDs. Complementa este acervo uma grande quantidade de documentos audiovisuais, registrados em suporte vídeo, como fitas cassete, contendo vários registros.

Acervo do Instituto Cravo Albin

O patrimônio do ICCA compreende, ainda, um acervo museológico formado de peças de indumentária de personalidades da MPB, troféus, medalhas, mobiliário de época, esculturas, peças de artesanato, além de gravuras e quadros a óleo de artistas brasileiros, de reconhecida importância.

O Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, uma das grandes realizações do pesquisador e especialista em MPB, instituidor do ICCA, também foi doado ao Instituto em seus originais e seus direitos, integrando e enriquecendo o patrimônio da instituição.

Acreditamos que o Instituto Cultural Cravo Albin credencia-se para ser apoiado por instituições públicas e privadas, empresas, fundações e órgãos de fomento à pesquisa, nacionais e internacionais, interessados no desenvolvimento de atividades de preservação, difusão e promoção da nossa música popular, quer pela sua origem, quer pelos seus propósitos.

Instituto Cravo Albin

A proposta de criação e implantação do Centro de Referência da Música Popular Brasileira, com a participação da PUC-Rio, significa um impulso definitivo nas atividades do Instituto que, temos a certeza, será exemplar em sua realização, trazendo significativa contribuição para a cultura.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Festivais de Música Popular
3 Hermeto Pascoal
4 Caetano Veloso
5 Leo Canhoto e Robertinho
6 Elza Soares
7 Chico Buarque
8 Tom Jobim
9 Nelson Cavaquinho
10 Carlos César e Cristiano