Busca:

Clube do Choro de Porto Alegre



Dados Artísticos

Fundado em 1989 por Ernani Kurtz, Paulo Barbosa, Lúcio Quadros (Lúcio “do Cavaquinho”), Tulio Piva, Rogério Piva, Roberto Hipólito, Jaime Lubianka, Luiz Bastos (“Cebolinha”), Ênio Casanova e Jessé Silva, o responsável pela idéia.
Atuando como uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com objetivo de divulgar e promover a música popular brasileira, em especial o Choro. Promoveu, desde a sua fundação, apresentações semanais de Choro às quintas-feiras, as “Noites de Quinta”, realizadas no Salão Nobre do Ypiranga Futebol Clube. Deste evento surgiu o Regional do Clube do Choro, formado pelos músicos Arthur Sampaio (violão de seis cordas), Luiz Palmeira (violão de sete cordas), Ênio Casanova (cavaquinho e bandolim), Cebolinha (cavaquinho), Paulo Barbosa (gaita-ponto), André Rocha (pandeiro), Runi Correa (surdo), e Myriam Sampaio (voz).
Em 1998 lançou o CD “Clube do Choro de Porto Alegre”, que contou com a direção de Runi Correa e com as faixas “Meu pensamento” (Jessé Silva), “Saltitante” (Paulinho Sarmento), “Fogo de palha” (Wilson Ney), “Insensata” (Paulo Barbosa), “A flor amorosa” (Catulo da Paixão Cearense e Joaquim Antônio da Silva Callado), “Dona divergência” (Felisberto Martins e Lupicínio Rodrigues), “Chorinho em sexta” (Lúcio do Cavaquinho), “Solfejando” (Paulo Barbosa), “Maria Rosa” (Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues), “Ponto a ponto” (Paulo Barbosa), “Violão ciumento” (Alcides Gonçalves), “Porto do caiscais” (Jayme Lewgoy Lublanca), “Choro azul” (Paulo Barbosa) e “Se acaso você chegasse” (Felisberto Martins e Lupicínio Rodrigues).
Em 2011 os músicos Mathias Pinto (violão de sete cordas) e Elias Barbosa (cavaquinho e bandolim), neto do acordeonista Paulo Barbosa, fundador do Clube, passaram a integrar o Regional do Clube do Choro.
Em 2013 foi lançado o documentário “O Clube”, com depoimentos de onze personagens, cuja história de vida se confunde com a do Clube do Choro de Porto Alegre captados pelos olhares da fotógrafa Ana Mendes e da artista visual Natália Chaves Bandeira.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Tom Jobim
3 Nelson Cavaquinho
4 Assis Valente
5 João Gilberto
6 Hermeto Pascoal
7 Chico Buarque
8 Música Sertaneja
9 Ary Barroso
10 Gilberto Gil