Busca:

Cloves do Violão

Sebastião Cloves
Barão do Monte Alto, MG
6/5/2008 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1956 foi residir no bairro do Estácio, passando a freqüentar a Escola de Samba São Carlos, mais tarde Estácio de Sá, onde conheceu os compositores e passou a acompanhá-los ao violão. No ano de 1963 mudou-se para o bairro de Engenho Novo, também no Rio de Janeiro.

Em 1967 ingressou na Ala de Compositores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, sendo o principal violonista, a partir de então, nos desfiles da escola, sendo o violonista preferido do cantor Jamelão. É considerado o introdutor do violão de sete cordas no desfile oficial das escolas de samba. Seu primeiro desfile pela escola foi com samba-enredo "O mundo encantado de Monteiro Lobato" de Darcy da Mangueira, Hélio Turco e Comprido, com o qual a escola ganhou o primeiro lugar do Grupo 1 naquele ano.

Como violonista, de seis e sete cordas, trabalhou com grandes nomes das MPB, entre os quais Carmem Costa, Dominguinhos do Estácio, Ataulfo Alves Jr, Jamelão e Moreira da Silva, com quem trabalhou durante 17 anos consecutivos.

Durante dez anos trabalhou como diretor musical de projetos de Albino Pinheiro.

Criou e dirigiu, até o seu falecimento, o grupo regional de choro "Sapeca".

Um de seus últimos trabalhos como violonista foi a gravação ao vivo, no Meu Kantinho Centro de Cultura, do primeiro CD de Tia Amélia, de 88 anos.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Chico Buarque
4 Eumir Deodato
5 Dorival Caymmi
6 Noel Rosa
7 Caetano Veloso
8 Tom Jobim
9 Festivais de Música Popular
10 Romildo