Busca:

Chiquinha Gonzaga

Francisca Hedwiges de Lima Neves Gonzaga
17/10/1847 Rio de Janeiro, RJ
28/2/1935 Rio de Janeiro, RJ

Crítica

Chiquinha Gonzaga foi a primeira grande compositora que o Brasil produziu. Sua atividade era extraordinária em todos os setores. Basta dizer que só para o teatro escreveu nada menos de 77 partituras, quase todas encenadas e muitas delas com bastante sucesso. Chiquinha dedicou-se exclusivamente à música: passava o dia em casa das alunas e à noite ainda saía para integrar um choro, tocar em um baile e ganhar dez mil réis pelos acompanhamentos ao piano. Freqüentava as rodas boêmias, onde fez amigos sinceros e acompanhou de perto a evolução de nossa música popular.

Teve atuação política na libertação dos escravos e nos dias agitados de 1893. Sua cançoneta “Aperte o botão” foi considerada subversiva, Chiquinha teve ordem de prisão e as músicas apreendidas. Perseguida, viu crescer sua popularidade. Em 1899, ela morava no Andaraí, perto da sede do cordão carnavalesco “Rosa de ouro”, que lhe pediu uma marchinha para o carnaval próximo. Chiquinha aproveitou as sonoridades dos instrumentos de percussão, seu ritmo buliçoso, e escreveu uma música simples e curtinha, com versos de fácil memorização. Assim nasceu “O abre alas!”, que durou vários anos em cartaz e até hoje continua no repertório. Deve ser considerada a mais antiga música de carnaval ainda em voga.

Outro êxito de Chiquinha Gonzaga foi o “Corta jaca”, da peça teatral “Zizinha maxixe”, que em 1914 causou escândalo nas rodas elegantes do Rio, pois a esposa do presidente Hermes da Fonseca incluiu-a em um sarau do Palácio do Catete, interpretando-a ela mesma ao violão. Lembro também o imenso sucesso da burleta de costumes cariocas “Forrobodó”, de Luís Peixoto, e dela guardamos até hoje a bela canção “Lua branca”.

Chiquinha Gonzaga foi compositora de boa formação técnica e de notável inspiração. Ela merece respeito como uma precursora de nossa música popular, mas esteve longe da genialidade de seu contemporâneo Ernesto Nazareth.





Vasco Mariz

Mais visitados
da semana

1 Festivais de Música Popular
2 Caetano Veloso
3 Hermeto Pascoal
4 Dorival Caymmi
5 Lupicínio Rodrigues
6 Dona Ivone Lara
7 Luiz Gonzaga
8 Música Sertaneja
9 Daniela Mercury
10 João Nogueira