Busca:

Chico Pessoa

Francisco Pessoa
Souza, PB

Dados Artísticos

Começou a carreira artística apresentando-se em festivais de música popular regional. Destacou-se por dois anos no festival de música Canta Nordeste. Foi considerado revelação e melhor cantor no festival de música da cidade de Camocim, que é considerado um dos mais importantes do Ceará.

Ainda na década de 1980 gravou seu primeiro disco, o LP "Nordestinamente", no qual fez sucesso a música "Sina De Caboclo", que foi muito executada nas rádios locais. Também se destacaram nesse disco as músicas "Tá na cara", "Só falta você" e "Xodó safadinho".

Na mesma década sua música "Xodó safadinho" foi regravada pela cantora Eliane. Seu segundo disco foi o CD "Forró Caliente". Na mesma época, alcançou sucesso com a música "Menino Lindo", que foi incluída na trilha sonora da novela "Tropicaliente", da Rede Globo. A mesma música foi regravada pela Banda Flor de Cheiro. Durante três anos, atuou com a Banda Rebenk, de rock. Depois desse período, a banda de rock foi tranformada na Banda Forró Tropical, com a qual apresentou-se com sucesso na Festa de Peão de Boiadeiro na cidade de Barretos, SP.

Já fez show com diversos artistas como Renato Borghett e Dominguinhos, tendo com estes se apresentado no São João de Campina Grande. Cantou também com o grupo Mastruz com Leite e Kátia de Tróia. Seu terceiro CD, "Final dos tempos" contou com a participação especial de Dominguinhos na faixa "Cabeça chata".

Participou dos discos "As inéditas de Luiz Gonzaga e João Silva", "Parceiros e amigos", de Mano Alencar e "Lua nova" dos Amigos do Ceará.

Como compositor, teve músicas gravadas pela banda Mastruz Com Leite, Flávio José, Eliane, Zanzibar e Forró Maior.

Em 2001, gravou o CD "Chico Pessoa e Os Pessoal Do Forró". Nesse ano, teve o xote "Onde anda você", com Zé do Norte gravado por Elba Ramalho no CD "Cirandeira". Em 2002, teve o xote "Final dos tempos", parceria com Fagner gravada pelo parceiro.

Em 2003, gravou o CD "O forró de Chico Pessoa", que contou com a participação especial de Fagner em duas faixas. Em 2004, passou a apresentar show na casa de espetáculos Boteco, em Fortaleza acompanhado dos músicos acompanhado dos músicos Beto Sanfoneiro, Quilim, na zabumba, Jardel no triângulo e Júnior Costa, no baixo.

Mais visitados
da semana

1 José Camillo
2 Caetano Veloso
3 Jorge Portugal
4 Moreno Veloso
5 Rodrigo Vellozo
6 Mayck e Lyan
7 Tiee
8 Sivuca
9 Renato Barros
10 Noel Rosa