Busca:

Chico Maranhão

Francisco Fuzzetti de Viveiros Filho
18/8/1942 São Luís, MA

Biografia

Cantor. Compositor.
Sua mãe, professora primária, o incentivava, colocando-o, ainda quando criança, para participar de peças de sua autoria, peças nas quais cantava e dançava. Participou dos festejos populares brasileiros muito frequentes em São Luís do Maranhão.
Em 1958, na adolescência, começou a aprender piano e violão.
Em 1962 mudou-se para São Paulo.
Formou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da USP, na turma que Chico Buarque abandonou.
Participou ativamente, nesta época, das reuniões estudantis chamada "Sambafo", do qual também participava o jovem desconhecido Chico Buarque de Hollanda.
Mestre em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco.
Citado em várias matérias e artigos de jornais e revistas, destacando-se José Ramos Tinhorão "Música popular: Chico Maranhão, afinal, é bom porque é de casa" (Jornal do Brasil. Caderno B - 1980); Revista VEJA "Outros Brasis - 1979), Miguel Almeida "De São Luís para o sul, sem folclore" (Folha Ilustrada de São Paulo - 1981); Revista ISTO É "Com a palavra: Encarando o Brasil que invade o Brasil" - 1986) e Revista ÍCARO "Revista de bordo Varig" (2006).
Durante o período de 2001 a 2005 publicou livro de arquitetura, intitulado  "Urbanidade do sobrado: um estudo sobre a arquitetura do sobrado de São Luís" (Editora Hucitec), livro no qual fora encartado um CD com duas composições de sua autoria: "Sobrado" e "Sobrados e trapiches".

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Dorival Caymmi
3 Caetano Veloso
4 Música Sertaneja
5 Hermeto Pascoal
6 Luiz Gonzaga
7 Daniela Mercury
8 Tom Jobim
9 Noel Rosa
10 Nelson Gonçalves