Busca:

César Faria

Benedito César Ramos de Faria
1919 Rio de Janeiro, RJ
20/10/2007 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Violonista. Um dos principais violonistas do país. Foi funcionário público da Justiça Federal. Atuou como músico por cerca de 70 anos. Pai do sambista Paulinho da Viola e avô da cantora Eliane Faria. Segundo seu filho Paulinho da Viola, "Ele era um dos últimos remanescentes da arte do violão de acompanhamento".

[Saiba Mais]

Dados Artísticos

Iniciou a carreira artística artística na década de 1930, atuando em conjuntos regionais. No começo da década de 1960, fundou com Jacob do bandolim o conjunto Época de Ouro, um dos mais importantes grupos de choro do país e que foi de fundamental

importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, época (...)

[Saiba Mais]

Bibliografia Crítica

  • ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
  • AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
  • KOIDIN, Julie. Os Sorrisos do Choro - Uma jornada musical através de caminhos cruzados. São Paulo: Global Choro Music, 2011.
[Saiba Mais]

Mais visitados
da semana

1 Isolda
2 Noel Rosa
3 Luiz Gonzaga
4 Eumir Deodato
5 Dorival Caymmi
6 Geraldo Pereira
7 Lupicínio Rodrigues
8 Pixinguinha
9 Chico Buarque
10 Roberto Carlos