Busca:

Casimiro Rocha

Casemiro Gonçalves da Rocha
circa 1880 Rio de Janeiro, RJ
27/2/1912 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Foi integrante da Banda do Corpo de Bombeiros de 1907 a 1912, a convite de seu criador e primeiro regente, o compositor Anacleto de Medeiros. Foi diretor de harmonia dos ranchos Triunfo das Camélias e Flor do Abacate, para os quais fez também algumas composições.

Sua obra mais popular, a polca "Rato-rato", foi sucesso do carnaval de 1904. Inspirava-se no pregão dos compradores de ratos que surgiram durante a campanha empreendida pelo sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917) para conter o alastramento da peste bubônica que ameaçava o Rio de Janeiro. Interpretada pelo próprio autor, foi gravada em disco da Casa Edison, com acompanhamento de Tute ao violão e Chico da Baiana ao cavaquinho, ganhando posteriormente letra de Claudino Costa. Nesta gravação, demonstrou grande domínio técnico do instrumento, ao alcançar através de um ataque de som em frulato, efeito humorístico de grande comicidade. Chorão da Velha Guarda, formou seu próprio grupo.

Em 1913, gravou na Odeon os choros "O melro" e "Tudo virou", de sua autoria. No mesmo ano, a Banda do Malaquias gravou seu batuque "Tropeiro alegre" e o Grupo Terror dos Falcões, com Inácio Accioly ao trompete, gravou sua polca "Adelina", ambos na Odeon.

Mais visitados
da semana

1 Sivuca
2 Demônios da Garoa
3 Noel Rosa
4 Tom Jobim
5 Tiee
6 Milton Nascimento
7 Franco Scornavacca
8 Luiz Gonzaga
9 Gonzaguinha
10 Vinicius de Moraes