Busca:

Caprí

José Roberto Bezerra
27/9/1939 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1955 integrou a Ala de Compositores do Bloco Saturno, formando parceria com Vadinho do Engenho Novo. Logo depois passou a freqüentar o Morro de Mangueira onde conheceu Nélson Cavaquinho, Mussum, Cartola, Jurandir, Zagaia, entre outros.

Na década de 1960 passou a freqüentar a quadra do Salgueiro onde conheceu Almir Guineto e os integrantes do grupo Original do Samba.

Em 1980, com Rubinho do Cavaco, Bianor, Armandinho Sete Cordas, Paulinho Tumbadora, Betinho Tan-Tan e Robson do Pandeiro, fundou o grupo Ferro de Engomar. Logo depois, integrou o grupo Cura Ressaca, ao lado de Neoci, Darcy Maravilha e Adílson Gavião.

No ano de 1985 lançou, pela gravadora Arca Som, um compacto simples com as faixas "Baixinho injuriado" e "Maiau" (c/ Almir Guineto). Logo depois a gravadora lançou seu primeiro LP "O samba descontraído de Caprí". O disco, produzido por Ivan Paulo e Milton Manhães, contou com as participações de Rafael Rabello Alceu Maia, entre outros músicos de renome. Destacaram-se no disco as faixas "Baixinho injuriado" (c/ Vadinho do Engenho Novo), "Fruto do mar" (Wilson Moreira e Franco), "O exagerado" (c/ Neoci), "Cambono bom" (Adílson Gavião, Carlinhos Cachambi e Marquinhos), "Mocotó do Tião (Wilson Moreira e Nei Lopes), "A vida que pedi a Deus" (Darci Maravilha e Adílson Gavião) e "Esculacho", de Wilson Moreira e Nei Lopes. Esta última também fez parte da coletânea "Os sucessos da Arca". Neste mesmo ano participou de vários programas de televisão, entre eles "Os Trapalhões", "Perdidos na Noite", "Chacrinha", "Bolinha", "Festa Baile", "Agildo Ribeiro" e "Mulheres em Desfile". Ainda em 1985 Almir Guineto gravou a composição "Sorriso novo", parceria de Almir, Caprí e Adalto Magalha. A mesma composição fez parte da trilha sonora do filme "Natal da Portela", do cineasta Paulo César Saraceni, interpretada por Zezé Motta.

Em 1986 gravou o LP "Caprí...chando no pagode", do qual se destacaram as faixas "Cabana de malandro" (Nego, Wilsinho Saravá e Edson Show), "Salaminho" (Zeca Pagodinho e Ratinho), "Maria pinel" (Adelzonilton e Franco Teixeira) e "Questão de opinião" (Mauro Diniz e Adilson Vítor), esta última, tema de abertura do programa "O samba pede passagem", do radialista Moisés da Rocha. Neste mesmo ano, Almir Guineto interpretou suas composições "Cenário" e "Santo errado", ambas em parceria com Almir Guineto e Adalto Magalha. Por essa época, apresentou-se em vários shows na grande São Paulo.

Em 1988 Jovelina Pérola Negra interpretou "Elos da raça", parceria com Sílvio Modesto. No ano seguinte, Bezerra da Silva, no LP "Se não fosse o samba", pela RCA Victor, gravou de sua autoria "Língua de metrô" (c/ Bicalho e Sílvio Modesto). Neste mesmo ano o próprio autor gravou também a composição "Juiz de toda humanidade", parceria com Bicalho.

Em 1990 sua composição, em parceria com Silvio Modesto, "Boca de radar" foi incluída no disco "Eu não sou santo", de Bezerra da Silva. Outra composição sua, "Luz da poesia" (c/ Mário Sérgio e Robson Guimarães), foi interpretada pelo grupo Arte Final.

No ano de 1992, sua composição "Um dos poetas do samba", em parceria com Wilson Moreira e Mário Sérgio, deu título ao CD de Zeca Pagodinho.

Em 1998 o grupo Estatuto do Samba interpretou "Dança do afoxé", de sua autoria em parceria com Borba e Sílvio Modesto.

No ano de 1999, Leci Brandão no disco "Auto-estima", pela gravadora Trama, cantou de sua autoria "Rendição", em parceria com Almir Guineto e Adauto Magalha. No ano seguinte a dupla Arlindo Cruz e Sombrinha interpretou "Serrinha" (c/ Sílvio Modesto).

Em 2001 apresentou em dueto com o parceiro Chapinha a composição "Tem samba sim", no "Festival de Samba de Quadra de São Paulo", no qual obteve o quarto lugar.

No ano de 2002 Carlinhos do Cavaco gravou "É pagode só" (c/ Celso Leão e Marcelo Balé). Neste mesmo ano Bezerra da Silva interpretou "Os DPS de São Paulo - Capital" (c/ Sílvio Modesto).

No ano de 2005 Zeca Pagodinho incluiu "Cachorro" (c/ Almir Guineto), no CD "À vera".

Entre seus parceiros estão Zé Kéti e Bandeira Brasil.

Entre seus intérpretes destacam-se também JB Samba, Boca Nervosa, o grupo Samba da Vela e ainda Netinho de Paula, Leci Brandão e Dorina, que regravou a composição "Rendição", parceria com Almir Guineto e Adalto Magalha.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 João Gilberto
3 Geraldo Pereira
4 Tom Jobim
5 Caetano Veloso
6 Pixinguinha
7 Música Sertaneja
8 Noel Rosa
9 Nelson Cavaquinho
10 João Bosco