Busca:

Cadete

Manoel Evêncio da Costa Moreira
3/5/1874 Ingazeira, PE
25/7/1960 Tibagi, PR

Biografia

Cantor. Violonista. Compositor.

Filho de Antônio da Costa Moreira e Maria Cândida da Costa Moreira. Transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1887, matriculando-se na Escola Militar - daí a alcunha de Cadete. Certa vez, o Imperador D. Pedro II, em visita a escola, concedeu-lhe uma medalha por ter sido o único aluno da turma a responder pergunta sobre o valor do grama como medida de peso.

Seu temperamento boêmio e sua vocação artística foram incompatíveis com a vida militar, tendo sido preso algumas vezes por insubordinação, o que o levou finalmente a abandonar a farda.

Em 1906, viajou pelos estados do Maranhão, Ceará, Pará, Acre e Amazonas, onde contraiu beribéri, transferindo-se a conselho médico para o Paraná. Foi então para Tibagi, onde conheceu Maria Antonia Nocêra, a quem imediatamente pediu em casamento. Diante do desejo do pai da futura noiva em obter maiores informações a seu respeito, desistiu do casamento, transferindo-se em 1908 para Campina Alta. Em junho desse mesmo ano, casou-se com Maria Cândida Pinto Camargo, em Campina Alta, cidade onde nasceram seus filhos Alba, Aldo, Adauto, Nair, Arnaldo e Bernadete.

Em 1910, diplomou-se em Farmácia, tendo sido o melhor aluno de sua turma. Em 1930, deixou a cidade de Campina Alta, mudando-se para Reserva onde residiu por dois anos. Em 1932, voltou definitivamente para Tibagi, tornando-se proprietário de uma farmácia. Posteriormente, na ausência de um especialista na área médica na cidade, tornou-se médico local, passando a receitar e tendo sido considerado excelente profissional. Perdeu sua esposa em 1947, contraindo segundas núpcias com Acelina Nocêra, irmã de Maria Antônia Nocêra, com quem estivera para se casar em 1907. Deste casamento nasceu um filho, Aldo da Costa Moreira (1939), afilhado por procuração de Catulo da Paixão Cearense. Por volta de 1950 , adoeceu de disfunção renal e hepática, vindo a falecer em 25 de julho de 1960.

Mais visitados
da semana

1 Creone e Barrerito
2 Adelmário Coelho
3 Tiee
4 Trio Nagô
5 Aldir Blanc
6 Mayck e Lyan
7 Hermeto Pascoal
8 Dom Américo
9 Música Sertaneja
10 Evaldo Gouveia