Busca:

Caçapa

Rodrigo Costa Rodrigues Barbosa
Recife, PE

Biografia

Compositor, arranjador, produtor musical, violeiro e guitarrista.
Entre 1989 e 1993 estudou órgão eletrônico no Centro de Educação Musical (MINAMI), em Recife.
Em 1996 cursou Violão no departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco (DEC-UFPE) com o professor Henrique Annes. Por essa época, na mesma universidade, cursou Licenciatura em Música.
No ano de 2001 estudou no Curso Livre de Música do Centro Profissionalizante de Criatividade Musical de Recife. No ano seguinte, em 2002, iniciou o Curso de Extensão em Violão da Universidade Federal de Pernambuco, também em Recife.
Em 2006 trabalhou na transcrição e editoração de partituras do "Dossiê IPHAN  4 - Samba de Roda do Recôncavo Baiano", lançada pela Editora IPHAN neste mesmo ano.
No ano de 2007, na cidade de Recife, participou (como ouvinte) do Curso de Regência ministrado pelo Isaac Karabtchevsky na "Mostra Internacional de Música de Olinda, no Teatro de Santa Isabel.
Em 2008 participou da aula "Viola Caipira e Viola de Cocho", ministrada pelo violeiro Roberto Correa no CEMO (Centro Educacional Musical de Olinda, na "Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO). Neste mesmo ano foi incluído como verbete no dicionário "Violeiros do Brasil", de Myriam Taubkin. Ainda em 2008 foi contemplado no "Programa de Bolsas de Estímulos à Criação Artística - Composição Música Popular", da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), em decorrência de seu projeto "Coco-Rojão e Baião de Viola - Música Instrumental Para Viola de Arame Na Tradição Popular do Nordeste".
Ao lado do professor-doutor Carlos Sandroni é um dos fundadores do Núcleo Etnomusicologia da Universidade  Federal de Pernambuco (UFPE). Também fundador da ARJ (Associação Respeita Januário), de pesquisa e valorização da música e da tradição oral do Nordeste.

Mais visitados
da semana

1 Pixinguinha
2 Tunai
3 Chico Buarque
4 Tom Jobim
5 Geraldo Pereira
6 Ricardo Cravo Albin
7 Clementina de Jesus
8 Nelson Cavaquinho
9 Hermeto Pascoal
10 Caetano Veloso