Busca:

Byafra

Maurício Pinheiro Reis
16/10/1957 Niterói, RJ

Dados Artísticos

Fez parte do Coral do Centro Educacional de Niterói, comandado pelo Maestro Hermano Soares de Sá, com o qual realizou várias apresentações, com destaque para uma participação no Festival de Aberdeen, na Escócia. Na metade dos anos 1970, formou, com outros integrantes do Coral, a banda O Circo. O grupo fez inúmeras apresentações em Niterói e no interior do Estado do Rio, tendo Byafra como o principal vocalista.

Em 1979, acompanhado por seus colegas de O Circo, gravou o LP "Primeira Nuvem", com destaque para sua canção "Helena" (c/ Luiz Eduardo Farah), incluída na trilha sonora da novela "Marron Glacê" (Rede Globo), homenagem a sua paixão na época, a clarinetista Maria Helena Verani.

Em 1980, lançou o LP "Biafra", contendo, entre outras, a faixa "Uma vez e nunca mais".

Em 1981, gravou o LP "Despertar" que, impulsionado pelo sucesso de sua composição "Leão ferido" (c/ Dalto), superou a vendagem de 100 mil cópias, o que valeu ao cantor seu primeiro Disco de Ouro.

Em 1982, lançou o LP "Menino", com destaque para a canção "Jogo Aberto".

Em 1984 foi contemplado com mais um Disco de Ouro pelo LP "Existe uma idéia", que incluiu as faixas "Aguardente" e "Realeza", além do sucesso "Sonho de Ícaro" (Pisca e Cláudio Rabello).

Ainda na década de 1980, lançou os seguintes LPs: "O sonho deve ser" (1985), contendo "Seu nome" e "Outra forma de paixão"; "Toque" (1986), contendo "Guerra fria"; "Biafra" (1987), contendo "Estrelas no ar", "Não mais" e "Até o fim"; e "Biafra" (1989), contendo "Na hora H" e "Bye bye".

Na década de 1990, gravou os seguintes LPs: "Minha vida de artista" (1991), incluindo "Machuca e faz feliz"; "Infinito amor" (1994), incluindo "Perdões" e "Menina bonita"; e Ícaro (1998), incluindo "Rua Ramalhete" (Tavito e Ney Azambuja) e "Moldura". Esse último contou com a participação da cantora Rosana e do conjunto Roupa Nova.

Em 2002, lançou o CD "Segundas intenções", com destaque para sua composição "Jardim" (c/ Nilo Pinta) e "Flash Back". O disco, que contou com as participações de Flavio Venturini (na faixa-título) e Délcio Luiz (na faixa "As coisas que eu penso do amor", parceria do cantor com Aloysio Reis e Délcio Luiz), foi produzido por Aloysio Reis e teve arranjos assinados por Lincoln Olivetti, Torcuato Mariano, Nilo Pinta e Nando Chaves.

Ao longo de sua carreira, participou das trilhas sonoras das seguintes novelas da Rede Globo: "Marron Glacê" (com "Helena"), "Jogo da vida" (com "Vinho antigo"), "A gata comeu" (com "Seu nome"), "Voltei pra você" (com "Aguardente"), "Salomé" (com "Te amo"), "Mulheres de areia" (com "Fantasia real"), "Quem é você" (com "Antes que eu te esqueça") e "Barriga de aluguel" (com "Machuca e faz feliz").

Como compositor, registrou sua obra na voz de vários artistas, como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho e Chororó, Christian e Ralph, Rosana, Xuxa, Angélica e Danilo Caymmi, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Elis Regina
2 Ronaldo Bôscoli
3 Noel Rosa
4 Irmãs Galvão
5 Caetano Veloso
6 Isolda
7 César Camargo Mariano
8 Tom Jobim
9 Chitãozinho e Xororó
10 Luiz Gonzaga