Busca:

Bloco Carnavalesco Monobloco



Dados Artísticos

Fundado pelo grupo Pedro Luís e A Parede, após uma oficina de percussão ministrada à comunidade. O bloco, com seus 70 componentes, ensaia no Clube Condomínio, no Horto, zona sul do Rio de Janeiro. Durante os ensaios, que ocorrem toda sexta-feira, a partir do mês de agosto, o bloco recebe um convidado. Já se apresentaram Herbert Vianna e seu Jorge (ex-Farofa Carioca), entre outros. Entre seus componentes estão Pedro Luís e os integrantes do grupo A Parede, Rodrigo Maranhão (do grupo Bangalafumega), Dread Lion, Rio Maracatu, Chalaça, entre outros. O puxador de sambas Serjão Loroza e mestre de bateria da Escola de Samba Grande Rio. O bloco se concentra na Rua 11 de Fevereiro (Praça do Jóquei Clube) e desfila pelas ruas da zona sul (Jardim de Alah, Praia do Lebron) até o Planetário da Gávea. No ano de 2003, os ensaios do bloco ocorreram na Fundição Progresso, na Lapa, centro do Rio de Janeriro,  na ocasião, recebeu vários convidados, entre eles Dudu Nobre. Ainda em 2003 foi lançado o primeiro disco do bloco. O CD trouxe alguns sambas com os quais o bloco desfilou e foi gravado por 150 alunos que passaram pelas oficinas do próprio bloco, e tiveram aulas com o maestro Celso Alvin, Pedro Luís e outros componentes do grupo A Parede. Do disco participaram os puxadores de samba Pedro Quental e Serjão Loroza e ainda Pedro Luís, os rappers Xis e Rappin que interpretaram de "Ciranda em frente" (Pedro Luís), Elza Soares em medley que incluiu "Eu bebo sim", "Salve a mocidade" e "Oba", e ainda o cavaquinista Rodrigo Maranhão que interpreta uma faixa de sua autoria "Maracatu embolado". No disco ainda foram incluídos alguns samba da União da Ilha, este com arranjos do Mestre de Bateria Odilon Silva. Em 2003, mais como grupo do que como bloco carnavalesco, foi convidado a participar do evento "Coca-Cola Vibezone", apresentado no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Do evento também participaram João Gordo, Lan Lan e Os Elaines, Charlie Brown Jr. e O Rappa. Neste mesmo ano, ao lado do grupo Eletrosamba, apresentou-se em show na Fundição Progresso, na Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro. No ano de 2006 o Monobloco lançou o primeiro DVD. Segundo Pedro Luis: "O Monobloco é um complexo, uma corporation. Uma oficina o ano inteiro, coordenada pelo grupo A Parede, que tem como alunos músicos, profissionais liberais, vagabundos, empresários, aposentados, crianças... Eles formam a grande bateria, com 120 pessoas, que faz as festas da Fundição no pré-carnaval e o desfile do pós-carnaval. A partir de 2002 a gente tem o Monobloco Show, uma vesão reduzida com 19 pessoas".
O grupo que faz shows no Circo Voador e na Fundição Progresso, não é composto por todos que tocam e desfilam em dias de carnaval e sim por apenas alguns percussionistas e pela banda Pedro Luis e A Parede. Na gravação do DVD (gravadora Som Livre) o Monobloco recebeu diversos convidados, entre os quais Lenine nas faixas "Suíte dos pescadores" (Dorival Caymmi) e "Eu quero é botar meu bloco na rua" (Sérgio Sampaio), Fernanda Abreu em "Baile da pesada" (Fernanda Abreu e Rodrigo Maranhão). No DVD também foram incluídas "Cosinha do pai" (Jorge Aragão, Almir Guinéto e Luiz Carlos), "Vou festejar" (Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias), "Anunciação" (Alceu Valença), "Tropicana" (Alceu Valença), Rap do real" (Rodrigo Maranhão e Pedro Luís), "Primavera" (Cassiano e Silvio Rochael), "Do Leme ao pontal" e  "Descobridor dos Sete mares", entre outras.
Em 2010 o grupo Monobloco lançou o CD e DVD "Monobloco 10" (Selo PLAP com distribuição do selo MP, B, de João Mário Linhares e da gravadora Universal Music). Nos trabalhos foram registrados as composições "Pagode russo" (Luiz Gonzaga), "Isso aqui tá bom demais" (Dominguinhos), "Frevo mulher" (Zé Ramalho), "Madalena" (Adaptação de Martinho da Vila), "Caxambu" (Bidubi, Jorge Neguinho, Zé Lobo e Élcio do Pagode - sucesso na voz de Almir Guineto), "Alagados" (Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone - Os Paralamas do Sucesso), "Pro dia nascer feliz" (Frejat e Cazuza), "Girassol" (Toni Garrido, Lazão, Bino Farias, Da Gama e Pedro Luís - Cidade Negra), "Pescador de ilusões" (Marcelo Yuka e O Rappa), "Gostava tanto de você" e "Você" (Tim Maia) e "Segura,  nega", de Bebeto e Luís Vagner. Todas interpretadas por Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli, Alexandre Momo e Pedro Quental, cantores oficiais do grupo. BIBLIOGRAFIA CRÍTICA: ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Edição: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006, RJ.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Noel Rosa
3 Eumir Deodato
4 Dorival Caymmi
5 Geraldo Pereira
6 Chico Buarque
7 Lupicínio Rodrigues
8 Pixinguinha
9 Roberto Carlos
10 Romildo