Busca:

Biliu de Campina

Severino Xavier de Souza
1/3/1949 Campina Grande, PB

Dados Artísticos

Trocou a advocacia pela música em 1978 quando iniciou a carreira artística.

É autor de composições descontraídas e satíricas. Admirador de Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti, teve seu trabalho influenciado pelos dois artistas paraíbanos. Em suas obras, procura utilizar os ritmos característicos de sua região, o coco, o xaxado, o baião e o xote, entre outros. Foi puxador de samba e participou dos carnavais de Campina Grande. Teve sua primeira composição gravada em 1984, "A grande herança", por Messias Holanda. Criou a banda "Os ETs do Forró". Em seus três primeiros discos incluiu além de suas composições, outras já consagradas, como "O canto da ema", de João do Vale, Aires Viana e Alventino Cavalcanti, e "Sebastiana", de Rosil Cavalcanti. Gravou também "Galo I (Trupizupe)" e "Galo II (Embalo geral)" músicas do Bloco Galo de Campina, com arranjos do maestro Gabymar Cavalcanti.

Em 1989, participou com Gilberto Gil de show realizado no Parque do Povo, em Campina Grande no lançamento do movimento político-ecológico "Onda Azul" e que também serviu como homenagem aos 70 anos de Jackson do Pandeiro.

Seu primeiro CD foi o independente "Do jeito que o diabo quer" no qual interpretou as músicas "Galope diferente"; "Paraibariá"; "Sinto falta"; "Chifre sem dor"; "Coco Limeriano"; "Melhor que tu"; "Um mundo de São João"; "Catirina"; "Mulher avião"; "Do jeito que o diabo quer"; "A grande herança"; "Embolada com "T"; "O pobre e o rico" e "Candidato a virar boi".

Teve lançado pela RB Music o CD "Biliu de Campina" na série "O melhor do repente Nordestino - Coco de pandeiro - Vol 11", no qual estão presentes as músicas "Olha o coco", "Se não souber dizer"; "Embolada com "T"; "Dungo Dungo"; "Coco do cão"; "Paraibaria"; "O pobre e o rico"; "Mulher avião" e "Coco de obrigação", todas de sua autoria, além de "Comparação", de Téo Azevedo.

Em 1999, foi homenageado durante o ForrofestEm 2004, apresentou-se em show durante os festejos de São João na cidade paraibana de Campina Grande.

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Festivais de Música Popular
3 Chico Buarque
4 Caetano Veloso
5 Dorival Caymmi
6 Música Sertaneja
7 Gonzaguinha
8 Hermeto Pascoal
9 Música Junina
10 Noel Rosa