Busca:

Bete Calligaris

Elisabete Marques Calligaris
2/10/1952 Rio Claro, SP

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística em 1998, com o show "Elis à Bete", realizado no Teatro Rival (RJ), em que revelou uma leitura pessoal do repertório da cantora gaúcha. Ainda nesse ano, apresentou o mesmo show no Mistura Fina (RJ). Também em 1998, lançou seu primeiro CD, "Estrada", com destaque para músicas inéditas como "Vai" (Celso Fonseca) e "Maná" (Lenine e Sérgio Natureza), além da regravação de "Romaria" (Renato Teixeira) e "Black is beautiful" (Marcos e Paulo Sérgio Valle), entre outras.

Apresentou-se no circuito universitário carioca pelo projeto "Estrada" e em diversas cidades como Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Carajás (PA), Visconde de Mauá (RJ) e Rio Claro (SP), sua terra natal. Integrou o elenco das peças infantis "Tribobó City", de Maria Clara Machado, e "O rei que não sabia de nada", de Ruth Rocha. Participou do projeto "Novo canto", apadrinhada por Tunai, realizado no Terraço do Rio Sul (RJ), e do espetáculo "Crooner", de Milton Nascimento, realizado no Canecão (RJ).

Em 2000, apresentou-se, pelo projeto "Quinta no BNDES", no palco do Auditório do Espaço BNDES (RJ), acompanhada por Ju Cassou (teclado e voz), Elisa Queiroz (vocal), Edson Barbosa (violão), Alex Rocha (contrabaixo) e Fernando Pereira (bateria).

Em 2002, lançou o CD "Um Tom do Zé", resgatando canções românticas do compositor Tom Zé, dentro de um estilo harmônico e orquestrado. O disco contou com arranjos de Álvaro Seabra, produção musical de Jorge Brennand Jr., direção vocal e arranjos vocais de Ju Cassou, além da participação do coral Harte Vocal, nas faixas "Solidão" e "O riso e a faca". Destaque para "Ui (Você Inventa)", que contou com a participação do próprio compositor e arranjo de Celso Fonseca, e "Valsar", que contou com a participação, ao piano, de Túlio Mourão, que também assina o arranjo. Nesse mesmo ano, realizou show de lançamento do CD no Teatro Rival (RJ). No espetáculo, dirigido por Leila Hipólito, contou com a participação especial do compositor e apresentou-se acompanhada por uma banda formada por Edson Barbosa (violão, bandolin, percussão e arranjos), Ju Cassou (teclados, clarinete, percussão e preparação vocal), Fernando Pereira (bateria e percussão) e Fabio Lessa (contrabaixo).

Além de cantora, é proprietária da firma de marketing cultural Arte com Trato, que idealizou e realiza o projeto "Novo canto", revelando novos talentos da música popular brasileira, apadrinhados por um artista já consagrado.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
3 Vinicius de Moraes
4 Hermeto Pascoal
5 Festivais de Música Popular
6 Tom Jobim
7 Ataulpho Alves Júnior
8 Caetano Veloso
9 Toca do Coelho
10 Cartola