Busca:

Belô Velloso


19/8/1971 Santo Amaro da Purificação, BA

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira artística no Rio de Janeiro, apresentando-se em casas noturnas com um repertório variado, destacando-se canções de Caetano Veloso, Carlinhos Brown e Roberto Carlos.

Em 1996, gravou seu primeiro CD, "Belô Velloso", contendo canções como "Mamãe Coragem" (Caetano Veloso e Torquato Neto), "Canção sem o seu nome" (Adriana Calcanhotto) e "Amante amado" (Jorge Benjor). O disco, contemplado com os prêmios Sharp e APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), contou com a participação de Caetano Veloso e de Maria Bethânia.

Em 1997, lançou o CD "Um segundo", com destaque para "A vida tem dessas coisas" (Ritchie) e "As curvas da estrada de santos" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos). O disco foi recomendado pelo jornal "The New York Times", que o destacou: "Esta jovem cantora empresta sua voz cálida e ingênua para um pop imaculadamente gracioso; os arranjos são leves, enquanto Belô acaricia as melodias como se elas saíssem direto do coração." Ainda nesse ano, participou do projeto "Novo Canto", da Rádio JB FM.

Em 1998, duas gravações suas foram temas de programas da Rede Globo: "Desde que o samba é samba" (Caetano Veloso), incluída na trilha sonora do seriado "Mulher", e "Menos Carnaval" (Cris Braun e Alvin L.), incluída na trilha sonora da novela "Era uma vez".

Em 1999, gravou o CD "Marés", contendo suas canções "De Salvador", "Por te querer", "Me ensina", "Mórbido amor" e "Hotel verde e rosa", todas com Ana Flávia, além de "Do sertão ao mar" (Jorge Salmão e Zé Ricardo), "Cantina da lua" e "Mar... és", ambas de Mabel Velloso e Ana Flávia, "Tudo de mim" (Ivan Miziara e Ana Flávia), "O que vai ser de mim" Mauro Motta), com participação vocal de Sandra de Sá, "Corpo excitado" (Reizinho), com participação vocal do grupo As Gatas, e "Hotel das estrelas" (Duda e Jards Macalé).

Em 2000, lançou a coletânea "Belovelloso@custico", gravada ao vivo durante shows realizados em 1998, contendo uma releitura de "Hand In My Pocket", de Alanis Morissette, além de "Acordar pra você", de sua parceria com Caetano Veloso, "Hand in my pocket" (Alanis Morrissete e Glen Ballard), "Canção sem seu nome" e "Toda sexta-feira", ambas de Adriana Calcanhoto, "Send me lovin' " (Léo Price e John Marascalco), "Menos carnaval" (Cris Braun e Alvin L.), "Só penso nela" (Érika Nande), "Lágrima" (José Garcia, Sebastião Nunes e José Gomes Filho), "Desde que o samba é samba" (Caetano Veloso) e "Você vai me seguir" (Ruy Guerra e Chico Buarque). O disco, que teve participação de Felipe Eyer (violão, arranjos e produção musical), foi relançado posteriormente pelo selo PlayArte Music no formato mixed-mode, com 10 faixas de áudio e o clipe de "Por te querer" (dirigido por Malu de Martino), música que se tornou tema da novela "Porto dos milagres" (Rede Globo).

Lançou, em 2003, o CD "Pegue ou largue", registrando suas canções "Inflamável" e "Lua de Brown", ambas com Carlinhos Brown, "Areia santa", "Rio de portas pro mar" e "Entre o fogo e a luz", todas com Ana Flávia, e "I have always told my heart" (c/ Janis Ian), além de "Reencontro" (Ana Flávia, Sergio Murilo e Ivan Miziara), e "Madrugada" (Marcelo Quintanilha,), que traz a participação vocal de Jussara Silveira e Vânia Abreu), entre outras.

Em 2006, comemorando dez anos de carreira, lançou o CD “Belô, samba!”, compilação de faixas de discos anteriores, lançados entre 1996 e 2002 pelas gravadoras Velas e PlayArte, entre as quais “Amante amado” (Jorge Benjor), em dueto com Caetano Veloso, “Madrugada” (Marcelo Quintanilha), com a participação de Vânia Abreu e Jussara Silveira, e “Corpo excitado” (Reizinho), que registra a participação do histórico coro formado pelo grupo As Gatas. O disco inclui ainda as faixas-bônus “Lama”, “Não tem saída” e “Entre nós”, gravações recentes da cantora para seu programa de webradio.

Mais visitados
da semana

1 Carlinhos Brown
2 Barbeirinho do Jacarezinho
3 Marcos Leite
4 Noel Rosa
5 Luiz Gonzaga
6 Caetano Veloso
7 Chico Buarque
8 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
9 Tim Bernardes
10 Tom Jobim