Busca:

Bebel Gilberto

Isabel Gilberto de Oliveira
12/5/1966 Nova York, EUA

Dados Artísticos

Ainda menina, atuou como vocalista em gravações e participou dos musicais infantis "Saltimbancos" e "Pirlimpimpim".

Em 1983, gravou um LP com Pedrinho Rodrigues, contendo obras de Geraldo Pereira.

Lançou, em 1986, um compacto duplo, contendo suas composições "Mais feliz", "Amigos de bar" e "Preciso dizer que te amo", todas de sua parceria com Dé e Cazuza, e "Tua na lua" (c/ Dé e Rachel), além de "Nós" (Roberto Frejat e Cazuza).

Participou, em 1986, do disco "Há sempre um nome de mulher", produzido por Ricardo Cravo Albin, interpretando com Miúcha a faixa "Jou-jou e balangandans" (Lamartine Babo).

Em 1991, mudou-se para Nova York. Atuou com David Byrne, Arto Lindsay e DJ Towa Tei (do Dee-Lite). Apresentou-se em espaços como Zanzibar e Red lion Pub, em Manhattan.

Em 1998, apresentou-se, com João Gilberto, no Carnegie Hall, em Nova York.

No final da década de 1990, mudou-se para Londres.

Em 2000, lançou o CD "Tanto tempo", registrando canções como "Samba da bênção" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), "Samba e amor" (Chico Buarque), "So nice (Summer samba)" (Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Norman Gimbel) e "Bananeira" (João Donato e Gilberto Gil), além de composições próprias como "Mais feliz"(c/ Cazuza e Dé) e a faixa-título (c/ Suba), entre outras. O disco, que teve uma vendagem mundial de cerca de 1 milhão de cópias, obteve grande sucesso nas principais cidades européias, especialmente Londres e Paris, tornando-a uma personalidade internacional da música popular em fase de ascensão. A cantora e o disco "Tanto tempo" foram eleitos os melhores de 2000, na categoria "Musiques", da revista francesa "Les Inrockuptibles". Nesse mesmo ano, fez turnê de shows na Europa, Estados Unidos e Canadá.

Em 2001, apresentou-se, com muito sucesso no Olympia, de Paris. Esteve, nesse mesmo ano, no Rio de Janeiro, onde se apresentou no Teatro Municipal, na entrega do Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Em 2004, lançou o CD "Bebel Gilberto", contendo composições próprias, como "River song" e "Winter", ambas com Gutman e De Vries, "Jabuticaba" (c/ Carlinhos Brown) e "O caminho", além de como "Every day you've been away" (Daniel Jobim e Pedro Baby), "Aganjú" (Carlinhos Brown) e a versão para a língua inglesa de "Baby" (Caetano Veloso) assinada pelo grupo Os Mutantes. Nesse mesmo ano, fez turnê de shows pela Europa. Também em 2004, veio ao Brasil, onde participou da segunda edição do Tim Festival, realizado no Jockey Club de São Paulo, e apresentou-se no Golden Room do Copacabana Palace (RJ). Ainda em 2004, venceu o prêmio Mobo (Music of Black Origin), na categoria World Music.

Pelo CD "Bebel Gilberto", recebeu indicação para o Grammy 2005, na categoria Melhor Álbum de World Music Contemporânea. Participou da trilha sonora do filme "Closer", de Mike Nichols, com três músicas do CD "Tanto tempo".

Em 2009, lançou o CD “All in One”, contendo suas composições “Canção de amor”, “Ela (On my Way)”, “Forever”, “Secret”, “Port Antonio” e “All in One”, além de “Sun Is Shining” (Bob Marley), “Bim Bom” (João Gilberto), “Nossa Senhora” (Carlinhos Brown), “The Real Thing” (Stevie Wonder), “Far from the Sea” (Robertinho Brant e Emerson Penha) e “Chica Chica Boom Chic” (Harry Warren e Mack Gordon).

Em 2013, apresentou-se na casa de shows Miranda (RJ). Em 2014, lançou o disco “Tudo”, depois de uma pausa de 5 anos. O CD trouxe regravações de “Vivo sonhando” (de Tom Jobim) e “Saudade vem correndo” (de Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo).  Transitando entre o português e o inglês, a cantora deu voz às faixas “Somewhere else”, “Nada não”, “Tom de Voz” (na qual fez um dueto com Seu Jorge), “Harvest Moon), “Novas ideias”, “Tudo”, “Areia”, “Lonely in my heart” e “Inspiração”, além de “Tout est bleu”, na qual pudemos ver a cantora interpretando, também, em francês. Produzido por Mario Caldato Jr. e Liminha, o disco contou com Masa Shimizu (guitarra), Didi Gutman (teclado), Kassim (baixo, guitarra), Miguel Atwood-Fergunson (arranjos) e Mauro Refosto (bateria e percussão) e Cesar Mendez (guitarra). Em 2015, sua música “Tudo”, composta em parceria com Adriana Calcanhotto, foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Música Brasileira. 

Mais visitados
da semana

1 Luiz Gonzaga
2 Assis Valente
3 Festivais de Música Popular
4 Chico Buarque
5 Caetano Veloso
6 Tom Jobim
7 Hermeto Pascoal
8 Nelson Cavaquinho
9 Dorival Caymmi
10 Romildo