Busca:

Banda Bicho de Pé



Dados Artísticos

Banda de forró.

Criada em SãoPaulo, em 1997 e composta por Janaína Pereira no vocal e percussão, Potiguara Menezes, o Poti na guitarra, Daniel Teixeira no baixo, Chica Brother na "zabumbatera" e Olívio Filho, o Olivinho, no acordeom.

Em seu trabalho, a banda mistura a música de origem nordestina com a chamada MPB. O nome da banda surgiu quando os componentes se reuniram para escolher o nome da banda e, no relato de cada um, descobriram que todos haviam estado em Itaúnas, praia do Espírito Santo conhecida por seu circuito de forró, voltando para São Paulo com bicho-de-pé, surgiu daí o nome adotado. A estréia da banda aconteceu em show na Roma Danças, na capital paulista em novembro de 1998. Rapidamente a banda caiu no gosto dos apreciadores do forró, passando a ser divulgada de boca-a-boca na região de Pinheiros e Vila Madalena, e em menos de um ano já estavam lotando shows.

A banda continuou fazendo apresentações no circuito de forró de São Paulo e tocando na Rádio Capital, no programa "São Paulo capital nordeste" apresentado pelo radialista Assis Ângelo.No início foram apadrinhados e incentivados por Miltinho Edilberto e Trio Virgulino.

Em seu começo, a banda apresentava um repertório eclético, misturando influências de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença até Zeca Baleiro, Chico Science, Lenine, Chico César, Raul Seixas, Os Mutantes, Hermeto Pascoal, Caetano Veloso, Gilberto Gil e bandas de rock&roll como O Rappa, Legião Urbana e Cássia Eller.

Em 2000, gravou o primeiro CD demo, de forma independente, para divulgação nas casas de shows, com, entre outras as músicas "Nosso Xote"; "Conselho aos Meninos"; "Será?" e "Nas Nuvens", de Janaína Pereira. Nesse ano, participaram da coletânea de "Forró Universitário" da Paradoxx Music com três faixas, com grande repercussão, o que abriu para a banda as portas da gravadora Paradoxx.

Em 2001, a banda gravou o primeiro CD, "Com o Pé nas Nuvens", lançado pela Paradoxx, com produção artística de Janaína Pereira e Potiguara Menezes e que bateu a marca de 100 mil cópias vendidas. Nesse disco destacou-se a música "Nosso Xote", de Janaína Pereira. Estão presentes também as músicas "Será?", "Conselho aos meninos" e "Nas nuvens", de Janaína Pereira; "Anjo tentador" e "Anjo de guarda noturno", de Miltinho Edilberto; "Doce mel", de Carlinhos Axé, Enok Virgulino e José Ronaldo; "Asas", de Tato; "Jangadeiro", de Mestra Virgínia; "Neblina da paixão", de Nana de Nazaré; "ABC do sertão", de Luiz Gonzaga e ZéDantas e a instrumental "Fora do ar", de Janaína Pereira e Evaldo Cavalcante, além do pot-pourri de "Ando meio desligado", de Arnaldo Dias Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias e "Ovelha negra", de Rita Lee.

Em 2003, a banda estreou novo show, com direção teatral e inserção de pequenos textos e poesias de autores nordestinos consagrados como Patativa do Assaré.

Em 2004, apresentaram-se no Anhembi, em São Paulo, na Feira o forró e também na cidade de Goiânia. Em 2008, a banda lançou seu segundo disco, o CD "Que seja", pelo selo Cooperativa/Tratore. Nesse disco são interpretados xotes e cocos de autoria da dupla Janaína Pereira e Potiguara Menezes, como "Eu e você", "No escurinho", "Fala amor" e "Talvez". O disco conta com as participações especiais da dupla Castanha e Caju na embolada "Com que roupa", de Janaína Pereira, Dominguinhos na interpretação das faixas "Sanfona sentida", de Dominguinhos, e "Algodão", de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, Miltinho Edilberto na faixa "Não há nada igual ao forró", e o ator Paulo César Pereio que fez uma declamação em castelhano na música "Solidão". Também foram interpretadas no CD as músicas "Candeeiro encantado", de Lenine e Paulo Cesar Pinheiro, e "Rockixe", de Raul Seixas e Paulo Coelho. Ainda no mesmo ano, o grupo gravou ao vivo o primeiro DVD, em show na cidade de Brasília que contou com a participação de Chico César. Em 2009, completando 10 anos de trajetória, lançaram o DVD duplo "Bicho de pé 10 anos". Em 2012, gravaram DVD em homenagem ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante a carreira, fizeram turnês pelos Estados Unidos e pela Europa, divulgando seu trabalho em países como Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica, Portugal, França, Itália, Finlândia, Rússia, Espanha, Áustria e Inglaterra; participaram dos programas ao vivo de rede nacional, como SuperStar, Encontro com Fátima Bernardes, Bem Brasil, Ensaio, Sr. Brasil, Mosaico (em homenagem a Luiz Gonzaga), Domingo Espetacular, Metrópoles, Programa Hebe, Programa Raul Gil, Programa Livre e Programa do Ratinho; e cantaram ao lado de artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Chico César, Caju e Castanha, Miltinho Edilberto, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Toni Garrido, Geraldo Azevedo, Maria Gadú, Luiza Possi, Bruna Caram e Genival Lacerda.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Chitãozinho e Xororó
3 Elis Regina
4 Noel Rosa
5 Tom Jobim
6 Isolda
7 Bezerra da Silva
8 Bloco Carnavalesco Concentra Mas Não Sai
9 Luiz Gonzaga
10 As Marcianas