Busca:

Baby Santiago

Fulgêncio Santiago
17/10/1933 São Paulo, SP

Dados Artísticos

Um dos primeiros compositores de rock brasileiro, com letras bem humoradas e temas brasileiros, ao contrário da maioria dos outros cantores que gravavam versões de rocks americanos.

Em 1960 fez com Tony Chaves o rock "Bata baby", gravado com sucesso por Wilson Miranda na Chantecler. Em 1961 compôs com Tony Chaves o "Rock do saci", gravado por Demétrius, e "Advinhão", gravado por George Freedman, ambos na Continental. No mesmo ano estreou como cantor na gravadora Califórnia, interpretando as marchas "Vem, vem...", de Osvaldo França e Atanásio Lima e "Seu Valério", de Gentil Castro e Jair Gonçalves. Em 1962 gravou na Continental, de sua autoria, os rocks "Xaxado rock" e "Io muito louco". Teve nesse ano a música "O Twist é Bom" gravada pelo cantor Mário Augusto. No ano seguinte teve a composição "Coisinha linda", parceria com Tony Chaves, foi gravada por Tony Campello na Odeon. No mesmo ano, Tony Campello gravou "Vamos Dançar o Twist".

Em 1964, fez sucesso com a composição "A Bruxa" lançada pelo cantor Demétrius. No ano seguinte, Sérgio Murilo gravou com sucesso o rock "Lucifer". Ainda em 1965, já na Jovem Guarda, o grupo The Jet Black’s gravou "Viver Sem Você", parceira com Wilson Miranda. Em 1967, o cantor Orlando Alvarado gravou "Coração solitário", com F. Torres.

Em 1983, Kid Vinil e seu Magazine regravou "Advinhão", música que foi novamente regravada em 1987 pelo grupo Cokeluxe, de Eddy Teddy. Em 1995 o cantor Jerry Adriani regravou "Advinhão" e "Rock do saci".

Segundo o professor e pesquisador Theotônio Pavão, foi o "...principal compositor de rock da época, uma espécie de Chuck Berry brasileiro, pelas letras originais que apresentava."

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Dorival Caymmi
3 Hermeto Pascoal
4 Música Sertaneja
5 Caetano Veloso
6 Luiz Gonzaga
7 Daniela Mercury
8 Tom Jobim
9 Nelson Gonçalves
10 Noel Rosa