Busca:

Babaya

Maria Amália Morais
Cássia, MG

Dados Artísticos

Iniciou a atividade profissional em sua cidade natal, onde integrou uma banda e trabalhou como professora de canto.

Sua atuação como preparadora vocal teve projeção na década de 1980, em Belo Horizonte (MG), quando passou a dar aulas na Música de Minas Escola Livre, de Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Em 1992, fundou, também na capital mineira, a Babaya Escola de Canto, por onde passam artistas de teatro e música.

Ainda nos anos 1990, ficou conhecida em todo o Brasil por seus trabalhos como preparadora vocal em espetáculos de teatro do Grupo Galpão e do diretor Gabriel Villela, trabalhando com os músicos Ernani Maletta e Fernando Muzzi. Esta parceria gerou duas indicações ao Prêmio Shell pela trilha sonora dos espetáculos "Gota d'água" e "Ópera do malandro", dirigidos por Gabriel Villela. Trabalhou, também, como preparadora vocal e Marieta Severo, Renata Sorrah e Leonardo Brício, entre outros atores.

Em 2000, gravou o CD "De vida e canções", registrando as seguintes canções de Milton Nascimento: "Encontros e despedidas", "Sentinela", "Canções e momentos", "Aqui é o país do futebol", "San Vicente", "O que foi feito de Vera", "O vendedor de sonhos" e "Coração civil", todas com Fernando Brant, "Dança dos meninos" (c/ Marco Antônio Guimarães), "Caso de amor" (c/ Wagner Tiso), "Clube da Esquina nº 2" (c/ Lô Borges e Márcio Borges) e "Vera Cruz" (c/ Márcio Borges). O disco contou com a participação de Milton Nascimento (voz em "Dança dos meninos") e Wagner Tiso (piano em "Caso de amor").

Lançou, em 2002, o CD "O prazer da voz saudável", disco de caráter didático que ensina técnicas de aquecimento e desaquecimento da voz, com a participação dos cantores Anthonio e Andréa Amendoeira, do tecladista Tatá Sympa e ainda do ator e cantor Amaury Vieira. O disco é um registro do curso homônimo que vem ministrando em sua escola.

Vem apresentando o projeto "Prazer de cantar", concebido e inaugurado em 1995, cujos cantores são as pessoas da platéia, que são convidadas a deixarem a condição de expectadores e soltarem a voz.

Mais visitados
da semana

1 José Camillo
2 Rodrigo Vellozo
3 Mayck e Lyan
4 Caetano Veloso
5 Clara Nunes
6 Sivuca
7 Moreno Veloso
8 Tiee
9 Noel Rosa
10 Wilson e Soraia