Busca:

Astrud Gilberto

Astrud Weinert
29/3/1940 Salvador, BA

Dados Artísticos

Em 1963, morando em Nova York (EUA), participou do disco "Getz/Gilberto", interpretando a versão em inglês de "Garota de Ipanema" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). Em seguida, tornou-se crooner do grupo de Stan Getz.

No início de 1964, a versão "The girl from Ipanema" foi lançada em compacto simples pelo selo Verve. Nessa mesma época, filmou com Stan Getz "The swinging set". No final desse ano, separou-se de João Gilberto e continuou morando nos Estados Unidos.

Em 1965, lançou seu primeiro LP, "The Astrud Gilberto album".

No ano seguinte, esteve no Brasil para uma temporada no Teatro Record (SP). Gravou outros discos de bossa nova e jazz e apresentou-se em shows realizados em diversas cidades norte-americanas.

É autora da música "Live today", premiada no Festival de Música de Tóquio (Japão).

Realizou uma turnê de shows pelo mundo na década de 1980.

Fundou a produtora Gregmar, destinada ao lançamento de discos nos mercados norte-americano, europeu e asiático.

Em 1994, lançou o CD "So & So - Mukai meets Gilberto".

Dois anos depois, gravou, em dueto com George Michael, a faixa "Desafinado" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), incluída na coletânea "Red Hot + Rio".

Em 1997, lançou o CD "The girl from Ipanema".

Realizou várias apresentações no Japão.

Em 2002, lançou o CD "Jungle", co-produzido pelo guitarrista norte-americano Mark Lambert, seu parceiro em algumas faixas. No repertório, composições próprias, além de "The look of love" (Bacharach e David) e "Como fué" (E. Duarte).

Em 2004, a Universal lançou o CD "Astrud for Lovers", compilação de gravações da cantora, como a emblemática "Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars)", com João Gilberto e Stan Getz. O disco faz parte da série " ...For Lovers", da Verve, que já lançou compilações de cantoras como Sarah Vaughan e Billie Holiday. Nesse mesmo ano, participou da coletânea "The diva series" produzida pela Verve americana e lançada no Brasil pela Universal, na qual estão presentes Billie Holiday, Natalie Cole e Ella Fitzgerald, entre outras cantoras.

Em 2005, "The Girl from Ipanema", histórica gravação da cantora, ao lado de Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz, realizada em 1963, foi escolhida como uma das 50 grandes obras musicais da Humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano.

Em 2010, o registro de sua apresentação, realizada no dia 2 de Julho de 1985, no Festival de Jazz de Lugano (Suíça), que reúne anualmente grandes nomes do jazz, foi lançado no mercado brasileiro em DVD sob o título “Astrud Gilberto – Lugano Festival Jazz 1985”, editado a partir de imagens da TV TSI. No repertório, “A felicidade” e “Água de beber”, ambas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “The Girl from Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, vrs. Norman Gimbel), “Dindi” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), “Águas de Março” (Tom Jobim), “A rã” (João Donato) e “Canto de Ossanha” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), entre outras.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Noel Rosa
5 Luiz Gonzaga
6 Tom Jobim
7 Festivais de Música Popular
8 Candeia
9 João Gilberto
10 Música Brega