Busca:

Ary Sperling

Ary Dias Sperling
15/6/1957 Rio de Janeiro, RJ

Não deixe de ver:

Dados Artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1977, assinando arranjos vocais e instrumentais para o grupo Quatro Cantos. Atuou como instrumentista, arranjador e compositor de trilhas sonoras para teatro, vinhetas para rádios e trilhas comerciais.

De 1979 a 1983, fez parte do conjunto Viva Voz, com o qual gravou dois compactos simples, um compacto duplo e dois LPs, e se apresentou em diversos shows e programas de televisão.

De 1982 a 1987, atuou como programador de teclados e músico da banda de Wagner Tiso, com quem participou de shows e gravações de discos e trilhas sonoras para cinema. Estudou em Los Angeles (Califórnia, EUA), em 1985, com Eric Bulinger. Ainda nesse ano, montou a primeira Sala de Teclados para Gravação MIDI (Musical Instrument Digital Interface) brasileira. Utilizando esta técnica, passou a assinar arranjos ou produção musical para trilhas sonoras de novela de televisão, tendo atuado em gravações de artistas como Rosana, Guilherme Arantes, Fábio Júnior, Fafá de Belém, Nana Caymmi, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Emílio Santiago, Rita Lee, Daniela Mercury, Vânia Abreu, Joanna, Roberto Carlos, Zé Augusto, Xuxa e Vanessa Rangel, entre outros. Trabalhou, também, com artistas espanhóis e mexicanos, como Camilo Sesto, Ana Gabriel e Yuri, entre outros.

Em 1991, montou o Estúdio Viva Voz, onde vem realizando trabalhos na área publicitária e de produção musical.

Atua, também, como arranjador para orquestras e como autor de trilhas sonoras para cinema, com destaque para "Fica comigo", de Tisuka Yamasaki, e "Lili Carabina", de Lui Faria. Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Elba Ramalho, Vânia Abreu, Vanessa Rangel, Paulinho Tapajós, Marcelo Barra, além do Viva Voz, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Caetano Veloso
2 Hermeto Pascoal
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Nelson Cavaquinho
7 Luiz Gonzaga
8 Festivais de Música Popular
9 Roberto Carlos
10 Chitãozinho e Xororó