Busca:

Ari Lobo

Gabriel Eusébio dos Santos Lobo
14/8/1930 Belém, PA
22/8/1980 Fortaleza, CE

Dados Artísticos

Começou se apresentando em programas de calouro na Rádio Clube do Pará, quando ainda era soldado. Fazia parte do conjunto Namorados Tropicais.

Por influência do compositor Pires Cavalcanti, foi para o Rio de Janeiro a fim de prosseguir a carreira artística. Por intermédio do compositor e pianista Gadé, apresentou-se na Rádio Mauá. Em 1958 gravou o primeiro disco, pela RCA, interpretando o batuque "Sentilena do mar", de Alventino Cavancânti e Hilton Simões e o rojão "Forró do cabo Gato", de Babosa da Silva e José Pereira. No ano seguinte gravou os cocos "Paulo Afonso" e "Pedido a Padre Cícero", de Gordurinha e o rojão "O criador", de Edgar Ferreira.

Em 1960 gravou, de Elias Ramos e Severino Ramos, o coco "A mulher que vendia siri". Gravou também no mesmo ano a primeira composição de sua autoria, o rojão "Eu vou prá lua", parceria com Luiz de França. No ano seguinte gravou "Coco decente" da dupla Miguel Lima e João Silva. Em 1962 compôs em parceria com Jacinto Silva o rojão "Moça de hoje", gravado no mesmo disco em que registrou o bolero "Pedido a São Jorge", de Ari Monteiro.

No ano seguinte gravou "Quem encosta em Deus não cai", toada de João do Vale, José Ferreira e Ari Monteiro e o arrasta-pé "Mané Cazuza", de Rosil Cavalcânti.

Em 1964 gravou LP que popularizou dois de seus grandes sucessos como cantor, "O último pau-de-arara", de Venâncio, Corumba e J. Guimarães e "Vendedor de carangueijo", de Gordurinha. Dois anos depois compôs com Luiz Boquinha "Quem é o campeão", faixa título do LP que lançou na RCA Victor naquele mesmo ano. Em 2000 sua composição "Eu vou pra lua" foi regravada por Zé Ramalho no CD "Nação nordestina".

Mais visitados
da semana

1 Demônios da Garoa
2 Tom Jobim
3 Sivuca
4 Noel Rosa
5 Franco Scornavacca
6 Tiee
7 Milton Nascimento
8 Vinicius de Moraes
9 Gonzaguinha
10 Luiz Gonzaga