Busca:

Arabiando



Dados Artísticos

Grupo de choro da cidade de Recife.
Formado em 2002, o nome do grupo é inspirado num choro do compositor paulista Esmeraldino Sales. Inicialmente era integrado por Rafael Marques (bandolim, bandolim de 10 cordas, cavaquinho e arranjos), Rodrigo Samico (violão, viola de 10 cordas, cavaquinho e arranjos), Ricardo Freitas (violão de 7 cordas e arranjos), Júlio César (acordeon), Tadeu Jr. (percussão), Johan Brehmer (bateria e percussão) e Isadora Melo (voz).
Em 2003 o grupo apresentou-se no "XIII Festival de Inverno de Garanhuns".
No ano de 2006 realizou uma turnê pelos Estados Unidos, na qual participou do "Lotus World Music and Art Festival", em Bloomington (Indiana), juntamente com o coral Contracantos. Ainda nos Estados Unidos, participou como grupo convidado de vários workshops e aulas-espetáculo na West Virginia University e Notre Dame University, além de apresentações no Westminster Choir College em Princeton e no Washington Hall em South Band. Neste mesmo ano de 2006, o grupo voltou a se apresentar no evento, desta vez no "XVI Festival de Inverno de Garanhuns". No ano seguinte, em 2007, apresentou-se no "Dia Nacional do Choro" no Pátio de São Pedro.
Em 2008 o grupo apresentou-se no Conservatório Pernambucano de Música e ainda na edição do "XVIII Festival de Inverno de Garanhuns".
Em 2009 o grupo lançou o CD "Caminho de casa", produzido com o patrocínio do SIC (Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife), já com a seguinte formação: João Paulo Albertim (cavaquinho e bandola), Rafael Marques (bandolim e bandolim de 10 cordas), Tadeu Jr. (percussão), Ricardo Freitas (violão de 7 cordas) e Rodrigo Samico (violão e viola de 10 cordas). Com produção musical de Marco César, Rodrigo Samico e Ricardo Freitas, o disco contou com a participação especial de vários cantores e instrumentistas, sendo gravadas várias composições de integrantes do grupo, assim como de outros compositores, destacando-se as faixas "Dois olhos de rio" (Publius Lentulus) com a participação de Geraldo Maia (voz), Tatiana Monteiro (voz) e Márcio Silva (bateria); "Bolerando" (Jonann Bremmer) com a participação especial de Mozart Ramos (flauta transversa); "Quase que eu não chego em casa" (Rafael Marques); "Coalhada" (Dierson Torres); "Mar de ilusões" (Tadeu Jr.) com as participações espciais de Valéria Morais (voz), Spok (sax tenor), Mozart Ramos (flauta transvesa) e Márcio Silva (bateria); "Recifoleando" (Beto Hortis) com participação especial do autor no acordeon; "Tirando o fôlego" (João Paulo Albertim e Rodrigo Samico); "Vais" (Marcelo Ferreira e Anastácia Rodrigues) com as participações especiais de Hadassa (voz), Mozart Ramos (flauta), Fabiano Menezes (violoncellos) e Alex Sobreira (violão de 7 cordas); "Chorinho pra Marcelo" (Luiz Caetano); "Joel é assim" (Bozó); "Trancafiando" (Laís Bezerra e Lúcia Helena Gondra) com a participação especial da cantora Naara Santos (voz) e "Lembranças" (Rafael Marques e Bruno Eduardo) com arranjo do músico Caçapa.
Sobre o trabalho do grupo declarou o bandolinista Joel Nascimento em texto de apresentação do CD:
"O trabalho do grupo na seleção das composições, dos convidados, do virtuosismo individual, somando-se aos arranjos bem concebidos, passeia por uma forma camerística, pela música cantada, pelo frevo e o choro clássico".
Ao longo de sua trajetória o grupo também se apresentou em vários eventos e festivais de choro, entre os quais "Festival do Choro no Salão Nobre" e "Encontro de Violões e Bandolins", ambos no Teatro Santa Isabel; do Circuito Instrumental Universitário (com Joel Nascimento), e do evento "Homenagem a Canhoto da Paraíba", estes no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, além de participar de concertos nas livrarias Saraiva e Cultura, e de eventos promovidos pelo Sesc, Chesf, Classic Hall (depois Chevrollet Hall) e Prefeitura da Cidade do Recife.

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Luiz Gonzaga
5 Festivais de Música Popular
6 Tom Jobim
7 Irmãs Galvão
8 Ângela Maria
9 Chitãozinho e Xororó
10 Beth Carvalho