Busca:

Andrea Veiga

Andrea Mendes Veiga
9/8/1969 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Integrou o elenco das peças “Platonov” e “Os cigarras e os formigas”, encenados no Teatro Tablado, sob a direção de Maria Clara Machado, antes de completar 12 anos de idade, quando foi convidada para participar do programa “TV Box” (Rede Manchete). Em seguida, passou a atuar com a apresentadora Xuxa, inicialmente no programa “Clube da Criança”, na mesma emissora, e depois no “Programa da Xuxa” (Rede Globo), sendo a primeira menina a ser batizada como “Paquita”.

Após deixar o elenco do “Programa da Xuxa”, mudou-se para São Paulo, onde passou a apresentar o programa infantil “Pintando o Sete” (Rede Record).

Em 1990, voltou para o Rio de Janeiro, onde gravou a minissérie “O Portador” (Rede Globo), sob direção de Herval Rossano. Na mesma emissora, apresentou, ao lado da banda Inimigos de Rei e da jornalista Scarlet Moon, o programa de música “Babilônia”, atuou na novela “Gente fina” e no programa “Os Trapalhões”, também nesse ano. Ainda em 1990, integrou o elenco do filme “Sonho de verão”.

Em 1991, integrou o elenco da novela “Salomé”, interpretando uma cantora inspirada em Carmem Miranda. Em seguida, participou do especial “Fronteiras do Desconhecido” (Rede Manchete) e de alguns capítulos de “Malhação” (Rede Globo).

Paralelamente ao seu trabalho em televisão, continuou em atividade na cena teatral, tendo atuado nas seguintes produções: “Os Saltimbancos”, direção de Rogério Fabiano; “Ali Babá e os 40 ladrões”, direção de Wolf Maia; “Band Age”, direção Cininha de Paula; “A família do cão”, direção Marcelo Saback; “A fera e a bela”, direção de Guilherme Karan; “Lamartine 2, o resgate”, direção Antônio De Bonis; “Aladim e o gênio maravilhoso”, direção Marcelo Saback; “Aldeia dos Ventos”, direção Oswaldo Motenegro”, e “error na Praia”, direção Anselmo Vasconcelos e Luca de Castro.

Em 1999, integrou o elenco do filme “Xuxa Requebra”.

No ano seguinte, fez parte do elenco do filme “Pop Star”. Ainda em 2000, participou, como repórter, do programa “Planeta Xuxa” (Rede Globo).

Em 2003, lançou, em parceria com Claudia Rodrigues, o livro “Mãe na linha”.

Em 2004, estreou como locutora de Rádio, ao lado de Heleno Rotay, no programa “Tô ligado!” (Nativa FM Rio). Participou também do programa “A Turma da Moinikinha”, na mesma emissora, e do programa de Heleno Rotay na Rádio Tupi AM.

Foi colunista semanal do jornal vespertino “Q!”.

Em 2009, voltou aos palcos com o musical “Ao meu Rio -Declarações de amor”, com direção de Antônio De Bonis, em temporada no Teatro Café Pequeno (RJ). Também nesse ano, produziu e protagonizou o espetáculo “Carmen, o It brasileiro”, em comemoração ao centenário de Carmen Miranda.

Em 2012, integrou o elenco do musical “Gato de Botas”. A partir desse ano, passou a apresentar-se regularmente no espaço Vizta (RJ), ao lado do grupo Conexão Rio, pelo projeto “Bossa, jazz e muito mais”.

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Nelson Cavaquinho
3 Hermeto Pascoal
4 Chitãozinho e Xororó
5 Gerlane Lops
6 Tom Jobim
7 Dorival Caymmi
8 Bibi Ferreira
9 Elza Soares
10 Cat Dealers