Busca:

Ana Paula da Silva

Ana Paula da Silva
15/10/1979 Joinville, SC

Dados Artísticos

Em 2003 realizou o espetáculo “Por amor ao Brasil” e participou do “Festival de Música Popular de Itajaí” (SC).
Em 2004 apresentou-se no “Festival de Jazz de Montreux” (Suíça).
Morou por dois anos na Áustria, em meados da década de 2000. Nesse período gravou voz e percussão no disco “Alma” (2007), de Martin Reiter, que ganhou o prêmio de melhor disco de jazz em 2008 na Áustria.
Em 2006 realizou uma turnê de cinco semanas pela Europa, ao lado do músico austríaco Joe Zawinul. Nesse mesmo ano lançou o CD “Por causa do samba”, em parceria com o músico gaúcho Alegre Corrêa, que conheceu em Viena (Áustria). Com Alegre, realizou diversas apresentações em palcos europeus e compôs a faixa-título do disco, que contou ainda com regravações de “Tico-tico no fubá” (Eurico Barreiros e Zequinha de Abreu), “Na volta que o mundo dá” (Paulo César Pinheiro e Vicente Barreto), “Canção do sal” (Milton Nascimento), entre outras. Ainda em 2006 lançou o CD “Canto negro”, com 11 faixas, dentre as quais “Chega de zanga”, “Canto negro”, “Claridade” e “Singela” (faixa instrumental), todas de sua autoria. O disco contou com a participação dos músicos Robertinho Silva, Beto Lopes, Alegre Corrêa, Edson Santanna, entre outros.
Em 2008 lançou o livro infantil, acompanhado de CD, “Contos em cantos”, projeto realizado em parceria com o artista plástico e contador de histórias Humberto Soares, com o apoio do SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) de Joinville (SC). O disco, no qual atuou como produtora, arranjadora, cantora e violonista, contou com músicas inéditas de sua autoria.
Foi contemplada pelo “Projeto Pixinguinha”, que viabilizou a produção do CD “Aos de casa” (2009), projeto que vivenciou compositores locais como Dentinho, Carlos Daddário, Chico Saraiva, Alegre Corrêa. Participaram do disco músicos como Toninho Ferragutti (acordeom), Robertinho Silva (percussão), Mário Sève (sopros), Ricardo Mosca (bateria, violões e viola), entre outros. O show de lançamento foi apresentado em diversas cidades da região Sul do Brasil, em La Plata e Buenos Aires (Argentina) e na Áustria.
Em 2010 foi convidada pelo Grupo Chá e Cevada para participar do “Circuito SESC de Música”,  cantando e tocando músicas do compositor catarinense Edson Marques. Nesse mesmo ano realizou o show “Jobim-Vinicius”, uma homenagem aos compositores apresentada na Argentina.
Em 2011 lançou o CD “Pé de Crioula”, com arranjos e direção musical de Cláudio Jorge e participação de músicos como Carlinhos Sete Cordas, Ricardo Silveira, Mário Sève, Gabriel Grossi, Robertinho Silva, entre outros. O disco incluiu as faixas “Curiosidade”  (Wilson das Neves e Cláudio Jorge), “As guias de um Moa” (Joãozinho e Fio José), “Pé de crioula” (Ana Paula da Silva e Sergio Almeida), “Me alucina” (Wilson Moreira e Candeia), “Em torno do samba” (Delcio Carvalho e Marco Pinheiro), “Nuances do amor” (Cláudio Jorge e Marco Diniz), “Longa espera” (Chico Alves e Zorba Devagar), entre outras. A turnê de lançamento do disco foi apresentada em cidades brasileiras e argentinas. Também em 2011 apresentou o show “Raízes de onde venho”, com Chico Saraiva, no “Circuito SESC de Música”.
Dividiu o palco com artistas como Elza Soares, Toninho Horta, Leny Andrade, Tavinho Moura, Lô Borges, entre outros.

Mais visitados
da semana

1 Durval e Davi
2 Tiee
3 Vinicius de Moraes
4 Martha Rocha
5 Creone e Barrerito
6 Gilberto Monteiro
7 Festivais de Música Popular
8 Alceu Valença
9 Mayck e Lyan
10 Luiz Gonzaga