Busca:

Amado Batista

Amado Rodrigues Batista
17/2/1951 Catalão, GO

Dados Artísticos

Gravou o primeiro disco em 1975, um compacto duplo contando com três músicas de sua autoria e mais a toada "Chitãozinho e Xororó", de Athos Campos e Serrinha. O disco, entretanto, não alcançou repercussão. Em 1976, gravou um compacto simples com duas parcerias suas com Reginaldo Sodré. Desta feita alcançou sucesso, com a venda de mais de 100 mil cópias, com a composição "Desisto", alcançando as paradas de sucesso. Em 1977, lançou o primeiro LP, "Amado Batista canta o amor", que reafirmou o sucesso obtido com o disco anterior. Em 1978, assinou contrato com a gravadora Continental, o que permitiu  que seu trabalho passasse a ter repercussão nacional. Em 1979, alcançou grande sucesso com "O fruto do nosso amor", de Vicente Dias e Praião II. Com um repertório basicamente romântico, realizou em seus trabalhos uma fusão entre Jovem Guarda e modas de viola, passando por citações a Elvis Presley e The Beatles. Com mais de 20 anos de carreira, tornou-se um campeão na vendagem de discos na música popular brasileira. Com mais de 15 discos e 12 milhões de cópias vendidas, recebeu 14 discos de ouro, 13 discos de platina e um disco de diamante. Em 1985, tranferiu-se para a gravadora BMG Ariola por onde lançou, entre outros trabalhos, o LP "Um pedaço de mim", em 1993, que em poucas semanas alcançou a marca de 600 mil cópias vendidas, com destaque para as composições "A vida cor-de-rosa" e "Um pedaço de mim". Com o sucessso daquele disco, o cantor passou a fazer uma média de 20 a 25 shows por mês. Entre outras, foram sucessos na sua voz as composições "Serenata", de sua autoria e José Fernandes dos Santos, "O julgamento", de Walter José e Sebastião Ferreira da Silva, "O acidente", de Roberto Ney e Deny Wilson, "Ah! Se eu pudesse", de Vicente Dias e "Hospício", de sua autoria e Reginaldo Sodré. Em 1994, a composição "Eu amo você", com Reginaldo Sodré, foi gravada por Odair José no disco "Luz acesa". Em 1998 lançou o CD "Amado Batista ao vivo", interpretando, entre outras, "Anjo bom", de Sebastião Ferreira da Silva e Ary Gonçalves, "Seresteiro das noites", de José Fernandes, "Vida cor de rosa", de Oldair José, Xandó e Ricardo Noronha, além de parcerias com Reginaldo Sodré, como "Pra que fugir de mim"e "Como na primeira vez". No ano seguinte ingressou na Warner Music lançando o CD "O pobretão", música título de sua autoria com Reginaldo Sobré. Em 2000 passou para a Continental East West, estreando com o CD "Estou só", com destaque paras as músicas "Tá com raiva de mim", "Me apaixonei", "Será que ela me ama?" e a música título. Em 2002, lançou seu 24º disco 2002, o CD "Amor...", com destaque para as músicas "Secretária", "Que bom seria", "Deusa nua" e "Seus olhos".
Lançou em  2003 o CD "Eu te amo", apresentando entre outras, as músicas "Esperança", "Eu te amo", "O boêmio", "Você é o meu número" e "Meu Talismã". No ano seguinte, gravou seu 26º disco, o CD "Eu quero é namorar", cuja música título alcançou as paradas de sucesso. No ano seguinte, lançou seu primeiro DVD "É o show" que, mais tarde, seria lançado também em Blue-Ray. O trabalho apresentou 22 versões ao vivo de grandes sucessos na sua voz. Em 2007, teve a sua música "Meu ex-amor" (c/ Reginaldo Sodré) gravada pela dupla sertaneja João Bosco & Vinicius, no CD/DVD "Acústico pelo Brasil", lançado pela Sony Music. No ano seguinte, lançou seu segundo DVD, "Acústico", pela Sony Music. O álbum obteve cerca de 150 mil cópias vendidas, somando o DVD e a versão em CD. Em 2010, após 35 anos de carreira, e mais de 22 milhões de discos vendidos, lançou, pela Sony/BMG, um CD de repertório romântico inédito: "Meu louco amor". O álbum, produzido por ele próprio, mostrou versatilidade, indo desde o seu estilo romântico mais tradicional, até músicas dançantes e samba. No mesmo ano, participou da gravação do DVD "Direito de viver", no Credicard Hall (São Paulo), em homenagem aos 10 anos do projeto do Hospital do Câncer, que leva o mesmo nome do disco. Da gravação, participaram artistas consagrados como Guilherme & Santiago, Ataíde & Alexandre, Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Edson, Eduardo Costa, Fábio Jr, Gino & Geno, Gian & Giovani, Hudson & Rolemax, Hugo & Tiago, Jorge & Mateus, Juliano César, KLB, Leonardo, Milionário & José Rico, Rick & Renner, Rionegro & Solimões, Roberta Miranda, Sérgio Reis, Teodoro & Sampaio, Victor & Leo e Zé Henrique & Gabriel. No início dos anos 2010, era considerado um dos principais nomes da música romântica no Brasil, com quatro décadas de carreira, mais de 27 milhões de discos vendidos, e vários prêmios por vendagens, entre eles 28 discos de ouro, 28  discos de platina, 2 DVDs de ouro e 2 DVDs de platina. Dados artísticos:
Em 2015, lançou o DVD "Negócio da China", pela Radar Records, com 14 regravações, homenageando sucessos de artistas dos anos 1970 e 1980, e 4 músicas inéditas, além de um clipe extra, da canção “A Raposa E As Uvas”.

Mais visitados
da semana

1 Elis Regina
2 Ronaldo Bôscoli
3 Noel Rosa
4 Irmãs Galvão
5 Caetano Veloso
6 Isolda
7 Tom Jobim
8 Luiz Gonzaga
9 Chitãozinho e Xororó
10 César Camargo Mariano