Busca:

Álvaro Carrilho

Álvaro Aquino Carrilho
Santo Antônio de Pádua, RJ
23/8/2017 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Em 1943 mudou-se para o Rio de Janeiro com a família, indo morar no bairro de Bonsucesso. Formou nesta época seu primeiro conjunto junto com o vizinho, o violonista Wellington. Com eles tocaram Baden Powell, que começava a estudar violão, com o Meira, Manoel da Conceição e Paulo Nunes. Chegaram a tocar na Rádio Guanabara no "Programa do Guri" tendo acompanhado neste programa, Claudete Soares e Éllen de Lima, ainda meninas.

Em 1949, prestou serviço militar na Aeronáutica no Rio e seis meses depois foi transferido para Barbacena. Nesta cidade conheceu o Sr. Roldão que tocava banjo e foi convidado por ele a participar de uma roda de choro com a flauta de bambu.

Em 1950, fez seu segundo choro - o primeiro data de 1948 - que se chamou "Chorando em Barbacena".

Em 1951, terminado o serviço militar, voltou para o Rio, indo trabalhar em laboratório de produtos farmacêuticos.

No ano de 1971, Altamiro convidou o filho Maurício Carrilho para tocar com ele (só flauta e violão) em um programa na TV Globo. Com o cachê que Maurício recebeu, presenteou o pai com uma nova flauta: "Compramos o instrumento dos meus sonhos de criança. Mesmo com o grande presente eu não tinha tempo para praticar, e a flauta ficou guardada".

Em 1981, aposentou-se e passou a dedicar um tempo maior para a flauta. Daí em diante, passou a tocar em bares, teatros, praças e casas de família.

Em 2000, formou um grupo com Índio do Cavaquinho, Valter 7 Cordas, Caçula no violão e Valdir Mandarino no pandeiro. Nesse mesmo ano gravou seu primeiro CD com músicas próprias e algumas em parceria com Altamiro Carrilho, Gerson Mesquita e Wellington Santos. O trabalho de gravação foi feito com a orientação e ajuda seu filho, Maurício Carrilho, além do apoio de diversos amigos e profissionais. O CD foi gravado na Acari Records, e considerado pelo flautista um "sonho idealizado e realizado".

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Tom Jobim
5 Irmãs Galvão
6 Luiz Gonzaga
7 Festivais de Música Popular
8 Beth Carvalho
9 Nelson Cavaquinho
10 Chitãozinho e Xororó