Busca:

Aluísio Dias

Aluísio Dias
1911 Rio de Janeiro, RJ
12/6/1991 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Nas décadas de 1930 e 40, compôs inúmeros sambas de terreiro que foram cantados na Escola de Samba Mangueira.

Em 1932, formou com seu irmão Silvio e outros amigos, o conjunto "Com que Roupa", no qual Cartola, mesmo não sendo membro efetivo, dava sempre uma "canja", tocando cavaquinho.

No ano de 1938, mudou-se com a família para o bairro de Inhaúma e, no ano seguinte, foi morar no Méier, subúrbio carioca.

Em 1974, Cartola gravou pelo selo Marcus Pereira "Ordena e farei", parceria de ambos. Com o falecimento do parceiro, compôs com Fernando Pimenta um samba em sua homenagem, "Um violão silenciou", ainda inédito.

No ano de 1984 interpretou "Não" (c/ Cartola) no CD "Cartola entre amigos" lançado pelo selo Funarte.

Por volta de 1986 teve a idéia de fundar a Velha Guarda da Mangueira. Dois anos depois, o grupo já se apresentava em shows na quadra da escola.

No ano de 1989, Katsonuri Tanaka produziu para o mercado japonês o disco "Mangueira chegou" (selo Office Sambinha). Neste CD, além de tocar violão em várias faixas, ainda interpretou "Meu amigo, violão" de sua autoria, "Exaltação à Mangueira", parceria com Enéias Brites, a inédita "Pedi perdão" (Cartola) e em dueto com a pastora Creusa, filha de Cartola, interpretou a faixa "O amor é isso?", parceria com Cartola.

Em 1998, a cantora Dorina gravou no disco "Casa da Mãe-Joana" a música "Eu e meu violão", de sua autoria.

Parceiro de Cartola em "Meu primeiro amor", "Ingratidão", "Justa razão", "Eu e a lua", "Dois bicudos" e "Amor proibido" e ainda em "Acabaram de ouvir" (c/ Cartola, Carlos Cachaça e Manuel da Leiteria), ainda inéditas e em "Se o amor é isso". Esta última foi gravada no ano 2000 no CD duplo "Mangueira - sambas de terreiro e outros sambas", produzido pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro em homenagem aos compositores da Escola de Samba Mangueira. Neste mesmo ano de 2000, a gravadora Nikita Music lançou para o mercado brasileiro o disco "Mangueira chegou".

Mais visitados
da semana

1 Hermeto Pascoal
2 Caetano Veloso
3 Dorival Caymmi
4 Noel Rosa
5 Luiz Gonzaga
6 Tom Jobim
7 Festivais de Música Popular
8 Candeia
9 João Gilberto
10 Música Brega