Busca:

Alfredo Del-Penho

Alfredo Dias Macedo Del-Penho
12/6/1981

Biografia

Cantor. Violonista. Compositor. Ator. Pesquisador.

Teve seu primeiro contato com o choro em 1998. A partir  de então começou a frequentar as tocatas e serestas de Niterói, onde residia. Frequentava o bar Candongueiro, em Niterói, onde conheceu os integrantes do Grupo Unha de gato, ao qual veio a integrar, sendo este seu primeiro trabalho como músico.
Como pesquisador da música popular brasileira, teve seus estudos e trabalhos orientados pelo pesquisador Paulo Cesar de Andrade. Atuou no projeto de restauração do acervo Jacob do Bandolim pelo IJB (Instituto Jacob do Bandolim), e na restauração de fonogramas publicados no Box Elizeth, lançado em 2003 pela gravadora Biscoito Fino. Ao lado de Pedro Paulo Malta, pesquisou e editou o material sonoro de acervos informais de depoimentos de Elizeth Cardoso, que resultou no CD release do Box sobre Elizeth Cardoso idealizado por Hermínio Bello de Carvalho e lançado pela gravadora Biscoito Fino.
Em 2003 lecionou no projeto "Educação Musical Carioca", apresentando como conteúdo a História da Música Popular no Rio de Janeiro. Apresentou workshops sobre música popular em Rio das Ostras, São Paulo, Belo Horizonte, Niterói e Rio de Janeiro.
Foi o diretor musical do espetáculo "Ciro Monteiro", realizado nos teatros do Sesi-RJ e Sesc Pompéia-SP, interpretado por Cristina Buarque, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta; assistente de direção e responsável pela pesquisa, junto a Paulo César de Andrade, no espetáculo sobre Lamartine Babo realizado no Centro Cultural Banco Do Brasil; pesquisador do projeto sobre o acervo da "Banda Do Corpo De Bombeiros" financiado pela Petrobrás, em 2004. Nesse mesmo ano, ministrou ao lado do pesquisador Paulo Cesar de Andrade e do poeta Hermínio Bello De Carvalho os workshops "Levando um Lero", sobre a música brasileira, no projeto "Escola Portátil de Música".
Em 2006 lecionou História da Música Brasileira e Canto no projeto "Scenarium Musical" patrocinado pela Unesco e coordenado por Henrique Cazes.
Trabalhou como um dos consultores, ao lado de Sérgio Cabral, Jairo Severiano, Hermínio Bello De Carvalho, Ruy Castro, Rodrigo Faour e Pedro Paulo Malta, no projeto "Novo MIS", para criação do novo Museu da Imagem e do Som.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 Dorival Caymmi
3 Hermeto Pascoal
4 Caetano Veloso
5 Música Sertaneja
6 Luiz Gonzaga
7 Tom Jobim
8 Nelson Gonçalves
9 Daniela Mercury
10 Noel Rosa