Busca:

Alexandre Ribeiro

Alexandre Messias Alves Ribeiro
12/8/1982 São Simão, SP

Dados Artísticos

Participou, como musico convidado, de concertos com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no "Festival de Inverno de Campos do Jordão" e no "Festival de Música Colonial de Juiz de Fora" sob a regência do maestro Matheus Araújo. Com essa mesma orquestra participou de concertos na cidade de Ribeirão Preto sob a regência dos maestros Roberto Minkzuck, León Halegua e Arnaldo Cohen. Apresentou-se ao lado de músicos como o violonista Guinga no projeto "Conexão Latina", com Antônio Nóbrega no show intitulado "Antônio Nóbrega convida Jovens Talentos", realizado no Auditório Ibirapuera, Carlos Malta, Osvaldinho do Acordeom, Laércio de Freitas, Luizinho 7 cordas, Isaías e seus Chorões , Paulo Moura, Yamandu Costa, Raul de Souza, Mariene de Castro, Luciana Melo, Dona Inah, Gisa Nogueira, Consuelo de Paula, Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Lecy Brandão, Fabiana Cozza, Verônica Ferriane, Luis Carlos da Vila, Eduardo Gudin, Elton Medeiros, Tom Zé, Jair Rodrigues, Aldir Blanc, entre outros.
Em 2008 recebeu o prêmio de "Melhor Instrumentista" no Festival de Guarulhos, que contou com a participação de músicos como Mané Silveira, Márcio Bahia, Arismar do Espirito Santo, Sizão Machado e Toninho Ferragutti.
Participou de gravações ao lado dos músicos Alessandro Penezzi, Zé Barbeiro, Banda Mantiqueira, Paulo César Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Dona Inah, Paulo Freire, Teresa Cristina, Danilo Brito, Laérco de Freitas, Naylor Azevedo (Proveta), Conrado Paulino, Toninho Ferragutti, entre outros.
Foi fundador, músico e arranjador do grupo Gafieira Etc. e Tal", recebendo convidados como Dominguinhos, Fabiana Cozza, Quinteto em Branco e Preto e Wilson das Neves.
Participou do núcleo musical do monólogo "Soppa de Letra", em São Paulo, com o ator Pedro Paulo Rangel e direção musical de Roberto Gnatalli.
Em 2009 apresentou-se, ao lado do violonista Alessandro Penezzi, na Jazzhouse Copenhagen, na Dinamarca. Nesse mesmo ano realizou uma turnê pela India, nas cidades de Mumbai, Nova Delhi e Goa, fazendo shows com a "Banda Glória", tradicional banda de gafieira de São Paulo.
Integrou a "Banda Jazz Sinfônica" de Diadema, o "Trio Chorando a Tempo", o quarteto "Bico de Lacre", "Danilo Brito" e grupo, "Zé Barbeiro" e regional, e o grupo "Ó do Borogodó", integrado por Gian Correa (violão), Ildo Silva (cavaquinho), e Roberta Valente (pandeiro), com o qual gravou em 2007 o CD "Um tributo a Altamiro Carrilho", pelo selo Lua Music.
Participou dos projetos "O Samba me Cantou", com Jair Oliveira e Luciana Mello, e "Panorama do Choro Paulista", formado pelo sexteto "Panorama", com o qual gravou um disco/documentário que incluiu um repertório de choro de compositores de São Paulo.
Em 2010 gravou, como solista convidado, o CD "Cordas ao vento" de  Alessandro Penezzi. O show de lançamento do disco foi realizado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e contou com a participação dos músicos Rodrigo y Castro e Léo Rodrigues (flauta e pandeiro), em "Capitão Rodrigo", e Toninho Carrasqueira (flautas), em "Chorinho Triste".

Mais visitados
da semana

1 Noel Rosa
2 Caetano Veloso
3 Tom Jobim
4 Hermeto Pascoal
5 Festival da Música Popular Brasileira (TV Record)
6 Vinicius de Moraes
7 Cartola
8 Toca do Coelho
9 Música Sertaneja
10 Tim Bernardes