Busca:

Alexandre Dacosta

Alexandre Franco Dacosta
29/1/1959 Rio de Janeiro, RJ

Biografia

Cantor. Compositor. Músico, arranjador e multiinstrumentista (percussão, cavaquinho, viola de 10 cordas e violão). Artista visual, cineasta, ator e poeta.
Filho dos pintores Milton Dacosta e Maria Leontina.
Primo do compositor paulista Walter Franco.
Em 1997 participou do livro "Dialeto 1", de artistas plásticos.
A partir do ano de 2011 passou a lecionar no "Curso Fundamentação", da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano teve trabalhos publicados no livro "Dialeto 2".
Realizou, como artista plástico, 10 exposições individuais no Rio de Janeiro e São Paulo, além de participar de mais de 70 exposições coletivas no Brasil e no exterior, apresentando pinturas, esculturas, objetos ou instalações.
Compôs diversas trilhas sonoras para videos.
Como diretor e roteirista produziu 14 filmes de curta-metragem, sendo seis de ficções, três documentários e cinco experimentais, tendo ganho 11 prêmios em festivais.
Como ator participou de mais de 30 filmes, 17 peças de teatro, musicais, minisséries, seriados e novelas.
Como poeta participou, em 2004, do livro "Vínculos de Equilíbrio" (Centro de Experimentações Poéticas 20.000); da antologia poética "República dos Poetas" (Editora Museu da República/2005) e participou da "Revista Lado 7".
Em 2011 lançou o livro de poemas "Tecnopoética" e o livro "Adjetos", com parte de sua obra de artista plástico, contando com fotografia de Wilton Montenegro, Vicente de Mello, Marcos Vianna, João Bosco e Luiz Alphonsus, com projeto gráfico de Gringo Cardia, sendo ambos os livros pela Editora 7 Letras.
Em 2012 apresentou-se como poeta em eventos literários no Morro da Conceição, no Centro do Rio de Janerio e na sede do Fluminense Futebol Clube, nos quais fez performances com textos e poesias de seus livros editados.

Mais visitados
da semana

1 Chico Buarque
2 João Gilberto
3 Geraldo Pereira
4 Tom Jobim
5 Pixinguinha
6 Caetano Veloso
7 Música Sertaneja
8 Chitãozinho e Xororó
9 Noel Rosa
10 Jackson do Pandeiro