Busca:

Alessandro Penezzi

Alessandro dos Santos Penezzi
19/2/1974 Piracicaba, SP

Biografia

Compositor. Arranjador. Violonista.

Começou a aprender violão aos sete anos e bandolim influenciado pelo avô materno, Francisco Ernesto dos Santos, conhecido como Chico Puvi, cujo apelido é nome de passarinho, devido suas destrezas no bandolim e violão, e também pela mãe Vera, e pela tia Rosa, que sempre gostaram de tocar violão em festas da família. Filho de Walkir Pereira Penezzi (músico), e consequentemente neto de Benedita Pereira Penezzi (Ditinha Penezzi), figura histórica da cidade de Piracicaba.
Multiinstrumentista estudou violão, violão tenor, violão de sete cordas, cavaquinho, bandolim, flauta transversal, pandeiro, flautim (flauta de lata), contra-baixo, guitarra, banjo, craviola, viola caipira e percussão.
Estudou com Dona Sílvia, Carlos Coimbra,  Coimbrinha,  Ulisses Rocha, Carlos Coimbra (Piracicaba) e Marquito, além de de violão clássico com Sergio Napoleão Belluco.
Estudou também com Jair Teodoro de Paula, no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí "Dr. Carlos de Campos", e flauta com João Dias Carrasqueira (SP), pai de Toninho Carrasqueira.
Cursou violão popular na Unicamp, e foram seus professores Marcos Cavalcanti e Ulisses Rocha.
Formou-se em violão erudito em 1997 pela Escola de Música de Piracicaba maestro Ernst Mahle, sob orientação do professor Sergio N. Belluco.
Bacharel em Música Popular pela Unicamp em 2005.
Lecionou na EMPEM; na EM&T - Escola de Música e Tecnologia; e ministrou cursos de extensão em violão brasileiro e cavaquinho na Unicamp.
Escreveu artigos para revistas especializadas como Guitar Player e Acústico.
Professor, colunista da revista "Violão Pró", ministrou workshops de violão e choro, além de concertos em várias turnês pelo mundo.

Mais visitados
da semana

1 Jorge Portugal
2 Renato Barros
3 Leo Canhoto e Robertinho
4 Mayck e Lyan
5 Renato e Seus Blue Caps
6 Noel Rosa
7 Tiee
8 Sivuca
9 Festival MPB 80 (Rede Globo)
10 Elizeth Cardoso