Busca:

Aldacir Louro

Aldacir Evangelista de Mendonça
22/4/1926 Rio de Janeiro, RJ
15/6/1996 Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Sua primeira música gravada foi "Onde vamos morar", em parceria com Antonio Valentim dos Santos, interpretada por Zilá Fonseca, em 1946. Na época, a música lhe rendeu cerca de 20 cruzeiros, bem mais do que conseguia como apresentador. Embora não tivesse estudado música, tocava violão de ouvido e seus sambas tiveram uma certa repercussão na época.

Seu maior sucesso foi o samba "Recordar" (c/ Adolfo e Aluísio Martins). Era uma peça obrigatória em muitos carnavais, por ter-se tornado antológico, devido ao prêmio recebido no concurso carnavalesco de 1955.

Outros sucessos foram o samba "Cabeça prateada", em parceria com Edgar Cavalcanti e Anício Bichara, e a marcha-rancho "Trrim-trrim" (c/ Santos Garcia).

Como cantor, atuou em rádio e televisão, apresentando-se na década de 1950 em vários programas da Rádio Nacional e Rádio Mayrink Veiga.

Em 1956, lançou dois sambas no carnaval, muito executados em clubes cariocas e em coretos da cidade: "Trrim-trrim"e "Cabeça prateada".

Na década de 1960, Dora Lopes gravou "Nega Odete", parceria de ambos, no LP Enciclopédia da gíria.

Apresentou-se também em programas da TV Globo, sempre acompanhado de passistas e ritmistas.

De 1960 a 1963, participou dos seguintes programas da TV Tupi do Rio de Janeiro: "Bibi ao vivo" e "Programa Flávio Cavalcanti".

Em 1988, sua música "Recordar" foi gravada por Agepê no disco "Canto pra gente cantar".

Mais visitados
da semana

1 Nelson Cavaquinho
2 Noel Rosa
3 Tom Jobim
4 Gerlane Lops
5 Dorival Caymmi
6 Hermeto Pascoal
7 Elza Soares
8 Cat Dealers
9 Chitãozinho e Xororó
10 Luiz Gonzaga