Busca:

Alan e Aladim



Dados Artísticos

Cantores. Dupla sertaneja.

Edmilson Fernades Machado, Alan - Ribeirão Preto, SP - 1962

José Nascimento Cardoso, Aladim - Visconde do Rio Preto, MG - 1957 - 1992

A dupla foi formada em 1976, depois que Aladim deu nota zero a Alan num concurso musical. Alan foi torneiro mecânico. Aladim formou duplas com outros parceiros e tocou quatro anos com João Mineiro e Marciano.

Em 1980, contando com a ajuda do cantor Marciano, que os levou para a gravadora CBS, gravaram o primeiro LP. Na mesma gravadora gravariam ainda mais um LP. Com o fechamento do setor sertanejo da gravadora, acabaram ficando quase três anos sem gravar. Novamente, com a ajuda de Marciano, que os levou para a Copacabana, fizeram um LP que alcançou sucesso com a música "Parabéns, amor". Em seu segundo LP pela Copacabana venderam quase um milhão de discos.

Em 1989, gravaram o quinto LP, que saiu com uma tiragem inicial de 200 mil cópias, chegando a vender mais de 500 mil cópias. Com aquele disco, começaram a alcançar público externo, no México, Estados Unidos, Japão e China. Gravaram por essa época, um LP em espanhol que obteve boa aceitação no Canadá, Itália, México e Japão. A dupla conquistou três discos de ouro e um de platina. Foram a primeira dupla sertaneja a realizar gravações voltadas para o público infantil. Seus maiores sucessos nesse período foram "A dois graus" e "Liguei pra dizer te amo". A dupla se desfez em 1992, quando Aladim, faleceu aos 35 anos, devido a complicações numa cirurgia na garganta.

Em 1995 Alan formou nova dupla com Alex, com quem gravou um disco que não teve boa aceitação. No mesmo ano, formou nova dupla com Nando, gravando também um disco sem sucesso. Em 1996 a gravadora Copacabana fez uma seleção para encontrar um substituto que assumisse o nome de Aladim. O escolhido foi Patrick, que iniciara a carreira cantando músicas italianas na noite paulistana. Em 1999 a nova dupla lançou o primeiro CD, "Sol e Lua", pela PlayArte Music, com destaque para as composições "Roupa limpa, cara nova", "Se for para me trazer felicidade" e "me deixando louco".

Também, no mesmo ano, a EMI lançou uma coletânea da dupla, compondo a série "Raízes Setanejas".

Mais visitados
da semana

1 Elis Regina
2 Ronaldo Bôscoli
3 Noel Rosa
4 Irmãs Galvão
5 Isolda
6 Caetano Veloso
7 César Camargo Mariano
8 Chitãozinho e Xororó
9 Tom Jobim
10 José Camillo