Busca:

Adilson Ribeiro

Adilson Ribeiro
Rio de Janeiro, RJ

Dados Artísticos

Com mais de 11 discos gravados, é considerado um dos principais artistas do chamado Brega pop ou Pop Calypso da região norte do Brasil, é muito popular na região norte e nordeste e para muitos o principal autor dessa tendência musical. Foi responsável juntamente com Roberto Villar, Kim Marques, Wanderley Andrade, Edilson Morenno e Ribamar José pelo resurgimento do Brega Pop. Lançou seu primeiro disco em 1997, que teve como destaque a faixa "O som de Belém", também conhecida como "Brega das aparelhagens" por falar das aparelhagens de som que fazem o sucesso das festas populares de Belém. Destacaram-se também nesse disco as faixas "Liga pra mim", Estou invocado", Só porque sou pobre", Eu não sou papudinho" e "Só pra ela".
Possui mais de 200 composições gravadas por ele ou por outros artistas como Banda Xeiro Verde, Ribamar José, Dênis Braga e Silvio Max. Foi com sua composição "Vendaval" que a Banda Calypso de forró estourou no mercado fonográfico do norte-nordeste.
Tem composições gravadas ainda pelas bandas: Fruto Sensual, As Virgens do Brega, Banda Vendaval, Banda Só Brega,Banda da Loirinha,  todas voltadas para a música brega além das bandas de forró Calcinha Preta, Banda Bicho do Mato, Banda Alegria e Banda Stillus.
Produziu e lançou as bandas Paixão do Calypso e Banda Nebulosa.

Mais visitados
da semana

1 Franco Scornavacca
2 Festivais de Música Popular
3 Lupicínio Rodrigues
4 Dorival Caymmi
5 Hermeto Pascoal
6 Assis Valente
7 Caetano Veloso
8 Música Sertaneja
9 Clementina de Jesus
10 Daniela Mercury