Busca:

Adauto Santos

Adauto Antonio dos Santos
22/4/1940 Bernardino de Campos, SP
22/2/1999 São Paulo, SP

Dados Artísticos

Teve suas primeiras composições gravadas em 1963 pelo grupo Os Amantes do Luar, que interpretou o bolero "Não me esquecerei de ti" e o rasqueado "Deita em meus braços". Em seu trabalho, procurou fazer uma ponte entre o gênero MPB e a música rural. Foi responsável nos anos 1960 por levar a viola para os bares paulistas.

Durante muitos anos apresentou-se no Jogral, famoso bar paulistano onde tocava viola. Em suas apresentações, mostrava um repertório eclético, misturando obras de compositores como João Pacífico, Milton Nascimento, Mário Lago e Rolando Boldrin, além de suas próprias composições.Entre seus parceiros esteve o lendário João Pacífico, com o qual compôs, entre outras, "Vontade de voltar" e "Homenagem da montanha".

Em 1980, participou da trilha sonora do filme "Cabocla Tereza". Em 1992, compôs e interpretou "Juca" também com João Pacífico. Seu maior sucesso foi a toada "Triste berrante", também gravada pela dupla Pena Branca e Xavantinho.

Em 1997, lançou o CD "Tocador de vida e viola", indicado para o Prêmio Sharp de música regional daquele ano. Neste trabalho destacam-se as composições "Triste berrante", "Vide vida marvada" e "Chuá chuá". Em 2002 teve a composição "Triste berrante" gravada pelas Irmãs Galvão em CD lançado pela Chantecler. Em 2008, sua composição "Caipira de fato" foi gravada pela cantora Maria Bethânea em duo com a cantora cubana Omara Pontuondo, integrando o repertório do CD/DVD "Omara Pontuondo e Maria Bethânea", lançado pela gravadora Biscoito Fino, em edição especial, como registro da temporada realizada pelas duas divas em São Paulo e no Canecão Petrobrás (RJ), em março do mesmo ano e que reuniu composições consideradas importantes no universo musical dois dois países.

Mais visitados
da semana

1 Festivais de Música Popular
2 Caetano Veloso
3 Chitãozinho e Xororó
4 Hermeto Pascoal
5 Tom Jobim
6 João Gilberto
7 Dorival Caymmi
8 Luiz Gonzaga
9 Noel Rosa
10 Chico Buarque